Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Eternos explora novos horizontes da Marvel com drama e reflexões

Nos cinemas, filme dirigido por Chloé Zhao apresenta heróis maduros e aprofundados de forma complexa

Por Barbara Demerov
5 nov 2021, 06h00

Eternos, aguardado lançamento do Universo Cinematográfico Marvel em 2021, já está em cartaz nos cinemas. Desde o anúncio de quem ficaria responsável pela direção (Chloé Zhao, vencedora do Oscar de Melhor Filme em 2021 por Nomadland, foi a escolhida) até a promessa de introduzir novos heróis na chamada “Fase 4” da Marvel, a produção garantiu altas doses de expectativa desde o princípio.

Isso porque, após Vingadores: Ultimato ter estreado, em 2019, o multiverso tornou-se possível e, agora, há muito mais a explorar. No lugar de Capitão América e Homem de Ferro, nomes inéditos estão surgindo. No filme com a assinatura de Zhao, o elenco estelar é formado por Gemma Chan, Richard Madden, Angelina Jolie, Salma Hayek, Brian Tyree Henry, Kumail Nanjiani, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Lia McHugh, Don Lee e Kit Harrington.

Eternos abre o leque de possibilidades já conhecido dos quadrinhos ao apresentar aliens ancestrais que sempre acompanharam a evolução da Terra, mas de uma forma distante, sem nenhum tipo de intervenção. Quando uma tragédia faz com que o time se reúna após um longo período, grandes revelações são feitas e a ação move boa parte da trama — mas ela não acontece somente devido à presença de vilões (no caso, poderosas criaturas chamadas Deviantes). Os próprios heróis do título são aprofundados de forma complexa, com qualidades e defeitos visíveis na mesma medida.

Thena, uma feroz guerreira interpretada por Jolie, Ikaris (Madden) e Sersi (Chan) ganham mais foco por desempenharem papéis importantes não só em prol do grupo, mas também individualmente. Suas escolhas moldam o cenário total e, por isso, têm a atenção do roteiro. Os momentos de brilho, porém, encontram todos os personagens.

Continua após a publicidade

Zhao, famosa por comandar projetos autorais em Hollywood, prova ter sido uma ótima escolha da Marvel Studios porque sabe se adaptar às nuances que o gênero de heróis traz consigo. O uso de elementos como romance, ação e drama, no entanto, perde um pouco de seu fôlego na metade da projeção (são 2h37 ao todo), mas isso certamente acontece porque a combinação de fatores demora para encontrar o tom e o estilo próprio da diretora chinesa.

Quando essa sinergia aparece, o resultado é impactante e as reflexões sobre os humanos do ponto de vista dos eternos também. As vastas paisagens (sejam elas urbanas ou litorâneas) e as tonalidades acinzentadas se contrastam com as cores dos uniformes, de modo que essas características nunca tirem o impacto da realidade ao lado dos poderes de cada personagem.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2021, edição nº 2763

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.