Imagem Blog

Arte ao Redor - Por Mattheus Goto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Nova mostra no IMS resgata olhar indígena sobre o Xingu

'Xingu: contatos' contrapõe trabalhos de fotógrafos sobre a demarcação do território, na década de 60, com obras audiovisuais de artistas da região

Por Júlia Rodrigues
11 nov 2022, 06h00

A nova exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS), Xingu: Contatos revisita a história do parque indígena de um modo diferente do que tem sido feito desde sua demarcação, em 1961. sim, há registros fotográficos e documentais — alguns deles inéditos, o caso de trabalhos do fotógrafo francês Henri Ballot e da inglesa Maureen Bisilliat — da imprensa, do governo e dos viajantes não indígenas, por exemplo. Mas eles são contrapostos com obras e depoimentos dos próprios moradores do território de Mato Grosso.

+5ª edição do Festival de Luzes leva projeções ao Beco do Batman

No 7º andar do edifício, onde se inicia o percurso, são exibidos seis curta-metragens de artistas indígenas que tratam de questões como o desmatamento, a luta por direitos e a importância da prática audiovisual na preservação da cultura. Em A Câmera É a Flecha (2022), o cineasta Takumã Kuikuro e o Coletivo Kuikuro de Cinema retratam sua atuação de duas décadas nas aldeias do xingu e em festivais internacionais. No 8º andar, há fotografias feitas pelos comunicadores indígenas da Rede Xingu + e uma obra inédita do amazonense Denilson Baniwa criada a partir de reportagens da extinta revista O Cruzeiro sobre a demarcação. A mostra, com 200 itens, se estende para fora do prédio com o mural de Wally Amaru em um edifício da Consolação, visualizado a partir do mirante do IMS. A curadoria é de Takumã Kuikuro, Guilherme Freitas e Marina Frúgoli. Livre.

+Mostras na capital homenageiam Dias Gomes e Vinicius de Moraes

Instituto Moreira Salles — IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9120. Ter. a dom., 10h/20h. Grátis. Até 9/4/2023. ims.com.br.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 16 de novembro de 2022, edição nº 2815

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.