Imagem Blog

Arte ao Redor

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo
Continua após publicidade

Mostras na capital homenageiam Dias Gomes e Vinicius de Moraes

'Ocupação Dias Gomes' e 'Vinicius de Moraes — Por Toda a Minha Vida' estão em cartaz no Itaú Cultural e no Farol Santander, respectivamente

Por Júlia Rodrigues
28 out 2022, 06h00
Dias Gomes em foto antiga, em preto e branco
O dramaturgo Dias Gomes: centenário (Acervo Dias Gomes/Divulgação)
Continua após publicidade

> Ocupação Dias Gomes, no Itaú Cultural, vem em momento oportuno, uma vez que este mês marca o centenário do autor. Presta homenagem à vida e à obra do dramaturgo Alfredo de Freitas Dias Gomes (1922-1999), desde sua estreia no teatro, aos 15 anos, com A Comédia dos Moralistas (1939), até suas histórias e seus personagens alcançarem o sucesso de público em telenovelas e no cinema. Mas o percurso expositivo não obedece à cronologia. Começa com O Pagador de Promessas, espetáculo escrito em 1959 e levado aos palcos um ano depois.

Vemos croquis de figurinos da peça, trechos do longa originado dela em 1962 — até hoje, o único filme brasileiro com uma palma de ouro —, anotações no roteiro da minissérie que foi ao ar em 1988, e por aí vai. Ainda nos 170 itens da exposição, estão fotos, vídeos e manuscritos, alguns originais, de outros célebres trabalhos, como O Bem-Amado, montagem que virou a primeira novela exibida em cores no Brasil, em 1973. No final da mostra, os visitantes podem, a partir de uma ilusão de óptica, “criar asas” como João Gibão, personagem de Saramandaia (1976).

Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777. Ter. a sáb., 11h/20h. Dom. e feriados, 11h/19h. Grátis. Até 15/1. itaucultural.org.br.

+Mostra reúne projetos de Burle Marx para SP que nunca saíram do papel

Vinicius de Moraes — Por Toda a Minha Vida ocupa os andares 19 e 20 do Farol Santander e retrata a trajetória do poeta, letrista, músico, jornalista e dramaturgo (1913- 1980) que edificou algumas das bases da música popular brasileira. São 200 itens, alguns deles nunca vistos pelo público. Dividida em três núcleos — Música, Poesia e Cidades —, a mostra tem manuscritos preliminares de canções como Garota de Ipanema (1963) e Chega de Saudade (1958), marco da bossa nova, elaboradas em parceria com Antonio Carlos Jobim, além de trabalhos feitos quando Vinicius ainda era criança.

Continua após a publicidade
“Retrato de Vinicius” (1938), de Cândido Portinari: pintura do poeta (João Cândido Portinari/Divulgação)

Outro destaque é a pintura Retrato de Vinicius, produzida em 1938 por Cândido Portinari, grande amigo do chamado poetinha, exibida pela primeira vez em sua tela original.

Farol Santander. Rua João Brícola, 24, Centro, ☎ 3553-5627. Ter. a dom., 9h/20h. R$ 30,00. Até 26/2. farolsantander.com.br.

+Thiago Nevs se inspira em caminhoneiros para criar nova mostra individual

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 2 de novembro de 2022, edição nº 2813

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.