Imagem Blog

Arte ao Redor

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Os destaques da 19ª edição da SP-Arte

Feira acontece até domingo (2) no Pavilhão da Bienal

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 1 abr 2023, 13h23 - Publicado em 1 abr 2023, 13h22

A 19ª edição da SP-Arte acontece até este domingo (2), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Segundo afirma a fundadora Fernanda Feitosa, a feira deste ano marca a total recuperação do mercado. O evento recebe 167 exposições, reunindo galerias nacionais e internacionais, editoras e instituições culturais. Na manhã deste sábado (1º), no entanto, os ingressos já estavam esgotados. Confira abaixo alguns dos destaques do evento.

+Artista francês JR inaugura sua primeira individual em São Paulo

Uma das grandes novidades de 2023 foi o aumento de 30% no número de expositores de design, com 45, cujos estandes ficam no térreo do prédio. Um dos estreantes  é a FAS, estúdio paulistano que trabalha com iluminação e trouxe algumas peças interativas. Uma delas, uma espécie de mesa, revela corações vibrantes quando os visitantes observam usando óculos especiais. Outra novidade é a presença da galeria do designer mineiro Porfirio Valladares, com móveis explorando diversos usos da madeira. Marcando a presença dos povos originários brasileiros, o Bancos Indígenas do Brasil, vindo do Mato Grosso e dirigido por Mayawari Mehinako. Os bancos foram feitos pelas etnias Kamayurá, Mehinaku e Waujá.

sp-arte
Bancos Indígenas do Brasil: peças de três etnias (SP-Arte/Divulgação)

No primeiro andar, um dos primeiros estandes é o da Pinakotheke, galeria carioca que inaugurou um espaço no Morumbi no ano passado. Ela exibe quadros de importantes nomes brasileiros, como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Cícero Dias. Próximo dali, a Gomide&Co, responsável pela exposição de inauguração da Casa SP-Arte, espaço permanente da feira, apresenta um conjunto de obras feitas com materiais da terra, em especial cerâmicas. Na seleção, estão artistas como Adriana Varejão, Lenora de Barros, Francisco Brennand e Maria Lira Marques, além da israelense Ofra Grinfeder e da chinesa Maria Cheung. Também estão nessa seção a Almeida & Dale e a DAN Galeria.

sp-arte 2023
SP-Arte 2023: mercado reestabelecido (SP-Arte/Divulgação)

A maior parte das galerias de arte fica no segundo andar, como as já consolidadas Nara Roesler, Millan, Luisa Strina, ZipperLume e Mendes Wood DM. Passear pelos estandes instalados ali também é uma oportunidade de acompanhar o showcase, novidade de 2023. Trata-se de uma exposição com obras selecionadas de 13 estandes presentes na feira. Com curadoria de Carollina Lauriano, Recuperar paraísos: não precisar do fim para chegar reúne trabalhos de artistas brasileiros que refletem sobre a relação entre os movimentos sociais antirracistas e as discussões ambientais e ecológicas. Alguns dos artistas participantes são Rubem Valentim, na Almeida & Dale, Panmela Castro, na Luisa Strina, e o indígena Aislan Pankararu, que exibe na Galatea, galeria inaugurada em São Paulo no ano passado.

Aislan Pankararu sp-arte
Obra de Aislan Pankararu: na Galatea (Ding Musa/Divulgação)

Quem não conseguiu um ingresso para a SP-Arte deste ano pode ainda conferir a Rotas Brasileiras, feira destinada a artistas fora do eixo São Paulo-Rio que acontece de 30 de agosto a 3 de setembro na ARCA, na Vila Leopoldina.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.