Imagem Blog

Arte ao Redor Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Uma curadoria de exposições, cursos e novidades dos museus, galerias e institutos culturais de São Paulo. Por Mattheus Goto
Continua após publicidade

Vik Muniz e Liceu de Artes e Ofícios estão entre os destaques da SP-Arte

O artista plástico traz sete obras inspiradas em Walt Disney (1901-1966) na exposição 'Gibi', e a Galeria Teo celebra os 150 anos do Liceu em mostra inédita

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 mar 2023, 09h19

A SP-Arte 2023 acontece entre os dias 29 de março e 2 de abril com destaques como a mostra Gibi, de Vik Muniz, e a exposição da Galeria Teo em celebração aos 150 anos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

A maior feira de arte e design da América Latina acontece na cidade desde 2005, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, projeto por Oscar Niemeyer (1907-2012).

Em sua 19a edição, reunirá 168 expositores, dos quais 86 galerias de arte nacionais, 15 galerias de arte internacionais, 45 expositores de design, além de 14 editoras, 8 instituições culturais e espaços autônomos. 

Continua após a publicidade

Entre as novidades deste ano estão a inauguração da Casa SP-Arte, sede fixa da mostra na Alameda Ministro Rocha Azevedo, nos Jardins, e a introdução de um novo setor na feira, chamado Showcase, uma espécie de exposição que irá se espalhar por 13 estandes diferentes.

Neste ano, a feira também tem um aplicativo próprio, que organiza todos os eventos que ocorrem durante a mostra. Confira alguns destaques da SP-Arte 2023:

Gibi, de Vik Muniz

A convite da Disney Brasil, o artista plástico paulistano Vik Muniz, 61, apresenta sete obras inspiradas em Walt Disney (1901-1966).

Continua após a publicidade

Os trabalhos foram produzidos com exemplares de gibis clássicos de personagens da Disney, como o Mickey, o Pato Donald e o Pateta.

Imagem mostra homem de camisa preta apoiado em parede com quadro colorido
Vik Muniz, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com obras da mostra Gibi: participação na SP-Arte. (André Telles/Divulgação)

A iniciativa faz parte das ações comemorativas dos 100 anos da The Walt Disney Company, e as obras irão originar, após a exposição, produtos oficiais licenciados com as artes do brasileiro.

Continua após a publicidade

Muniz é reconhecido internacionalmente por combinar escultura, pintura, desenho e materiais inusitados em trabalhos que evocam personalidades e temas da cultura popular.

Liceu de Artes e Ofícios 150 Anos

A Galeria Teo, em parceria com o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, celebra os 150 anos da instituição exibindo 20 peças de mobiliário das décadas de 30 a 80, desenvolvidas por alunos do centro de ensino.

Imagem mostra poltrona modernista marrom
Poltrona Escandinava de Balanço em Jacarandá, da década de 60: mostra na SP-Arte. (André Telles/Divulgação)

A exposição é uma prévia da mostra de mesmo tema que será inaugurada na galeria em 11 de abril.

A curadoria é de Guilherme Wisnik, professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Pavilhão Ciccillo Matarazzo. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, ☎ 5576-7600. Qua. (29) e qui. (30), 14h/20h. Sex. (31) e sáb. (1o), 12h/20h. Dom. (2), 11h/19h. R$ 70,00. sp-arte.com.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.