Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha e identidade: workshops de gastronomia com refugiados

Instituto Adus promove aulas com imigrantes de quatro países que apontam para a importância da comida como matriz cultural

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 nov 2022, 21h39

Neste fim de semana, o Instituto Adus organiza um ciclo gratuito de workshops com refugiados, que demonstram a importância da culinária como matriz cultural e identitária dentro do projeto Sabores e Lembranças. Ao todo, serão quatro sessões, duas em cada dia.

Esses cozinheiros, acolhidos pela entidade, ensinam um par de receitas do seu país, uma delas um prato salgado e a outra uma sobremesa. Ao longo dos encontros, os imigrantes contam suas histórias para o público que for ao Estúdio Erê.

Diretor do Instituto Aduz, Marcelo Haydu reforça que “a culinária aparece como uma oportunidade de renda e de reconexão com suas culturas de origem e com memórias afetivas”. Haydu destaca que a gastronomia oferece uma chance de “interação e integração” tanto para quem participa dos encontros quanto para quem ministra as aulas, como um encontro de culturas.

No sábado (5),  Evodie Kanyeba, da República Democrática do Congo, prepara delícias de seu país às 11h. A partir das 16h, Sorab Kohkan, põe na panela o Afeganistão. No domingo (6), às 11h, Gema Soto demonstra especialidades da Venezuela. O sírio Mohamad Alghourani elabora pedidas árabes às 16h.

Cada encontro tem vagas para trinta participantes e as inscrições deve ser feitas nas redes sociais do Instituto Adus. Para atender um número mais amplos de interessados, está prevista a interpretação em libras e adaptações no local.

No fim da série Sabores e Lembranças, as receitas dos refugiados estarão reunidas em um livro de culinária, que tem como padrinhos os chefs Bel Coelho, Rodrigo Oliveira, Helena Rizzo e Paola Carosella. O acesso livre poderá ser feito pela internet.

Continua após a publicidade

Estúdio Erê. Rua Tanabi, 235, Barra Funda.
Sábado (5), 11h: Evodie Kanyeba, da República Democrática do Congo; 16h: Sorab Kohkan, do Afeganistão.
Domingo (6), 11h: Gema Soto, da Venezuela;  16h: Mohamad Alghourani, da Síria.
Inscrição no link bit.ly/SaboresLembrancas. Grátis.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Continua após a publicidade

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.