Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Seis vinhos espanhóis a preços atraentes

Uma seleção de rótulos bacanas por menos de 60 reais

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h34 - Publicado em 20 jul 2017, 17h50

Conhecida pelos grandes vinhos das regiões de Rioja e Ribera del Duero, a Espanha também produz ótimos tintos em outras áreas como La Mancha, Castilla y León e Múrcia. Confira uma seleção com seis rótulos por menos de 60 reais. O mais em conta começa 48, 16 reais e o mais caro sai por 59 reais:

MARQUÉS DE ALDAZ 201548,16 reais

É um corte, como chamam os especialistas. Ou seja, uma mistura das cepas garnacha (grenache, em francês), tempranillo e merlot produzido em Vega del Castillo. Vendido em garrafas com tampa de rosca, é para tomar jovem e aproveitar o frescor. Portanto, nada de esquecer no fundo da adega ou do armário.

 

 

 

 

 

COPA REAL ORO TEMPRANILLO 2013 – 50,25 REAIS

Fundada em 1951, a Cosecheros y Criadores é a mais nova empresa da vinícola Martinez Bujanda, cuja origem remonta a 1889. A adega, com instalações modernas, tem três linhas de vinhos. Um dos mais básicos deles, o Copa Real Oro Tempranillo 2013 é elaborado apenas com a uva tempranillo na região de Tierras de Castilla e passa seis meses em barricas de carvalho. Embora simples, tem aroma intenso de fruta e uma sutileza de especiarias.

Continua após a publicidade

 

 

 


LORCA 2009 – 
54,80 reais

Elaborado na região de Múrcia com a uva monastrell, conhecida na França com o nome mourvèdre, em de vinhedos com idade entre 10 e 20 anos pela empresa Bodegas del Rosário. Resulta numa bebida de cor rubi e de grande maciez na boca, que passa um anos em barricas de carvalho de segundo uso. Nada de guarda na adega. É para beber agora.

 

 

 

REAL COMPAÑIA DE VINOS TEMPRANILLO 201556 reais

Da região de Castilla y León vem este tinto 100% tempranillo, com uvas colhidas em antigos vinhedos da Real Compañia de Vinos. Com as demais sugestões que fazem parte dessa seleção, é um exemplar para ser bebido jovem. Na Espanha, recomenda-se para acompanhar tapas. Se refrescado sem excesso, pode funcionar como aperitivo.

Continua após a publicidade

 

 

 

PALACIO DE ANGLONA SELECCIÓN TEMPRANILLO 201057,89 reais

É um dos exemplares mais simples da vinícola Vinos y Bodegas, surgida em 1997 pela mãos dos irmãos Román e Santiago Cantarero, na região de La Mancha. Feito para ser exportado como a produção da empresa, é um tempranillo leve e está pronto para o consumo. Vai bem inclusive com pizzas.

 

 

 

 

ROMEO 201559 reais

Continua após a publicidade

Embora seja uma região antiga, Jumilla ainda tem pouca divulgação no Brasil. Sob o comando familiar dos Bastida, a Adegas Alceño, cuja tradição remonta a 1870, adota modernos processos de vinificação. Esse tinto, produzido leva apenas a cepa monastrell numa zona de clima árido, o que proporciona um rendimento pequeno das uvas e maior concentração de  sabor.

 

 

 

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.