Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Telma Shiraishi cria menu especial para o Dia da Imigração Japonesa

Chef do Aizomê oferece cardápio completo por entrega e retirada desta terça (16) a quinta (18)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h09 - Publicado em 16 jun 2020, 12h36

Doze anos atrás,  foi comemorado o centenário da imigração japonesa no Brasil. Celebrava-se o primeiro grupo de 781 pessoas que deixou o país do sol nascente e embarcou no navio Kasato Maru para chegar no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908. Por ocasião dos 100 anos, escrevi a história, até então inédita, da gastronomia japonesa em solo nacional, particularmente na capital paulista. É o breve capítulo de pouco mais de 50 páginas que abre o livro Moderna Cozinha Japonesa, da pesquisadora Katarzyna J. Cwiertka, esgotado na Editora Senac, mas que, felizmente, pode ser adquirido usado na Amazon. Essa leva inicial composta de 165 famílias vinha direto de Kobe, cidade litorânea que tive o prazer de visitar mais uma vez no início deste ano — sim, em janeiro, quando ainda era possível, eu estava do outro lado do mundo para matar a saudade desse país que tanto me encanta e merece meu respeito.

Para marcar o Dia da Imigração Japonesa, Telma Shiraishi, chef do Aizomê e embaixadora da gastronomia japonesa pelo governo japonês, prepara um menu completo por 195 reais, em parceria com a agência de turismo especializada Quickly Travel. Permanece em cartaz desta terça (16) a quinta (18) para delivery e retirada.

Sukiyaki: o cozido é o prato principal (Rafael Salvado/Divulgação)

Cada etapa da refeição é pensada para homenagear uma das ilhas que compõem o arquipélago japonês. De entrada, o kaisen ju é o arroz temperado com atum, vieira, ovas de salmão, ouriço-do-mar e alga faz menção a Hokkaido. Em nome de Honshu, Telma elabora o sukiyaki (cozido com fatias de carne com tofu, vegetais e cogumelos) de prato principal. No doce arremate, a beni imo tart ou tartelette de creme de baunilha e musse de batata-doce roxa saúda Okinawa, ilha ao sul do Japão e com altas temperaturas, quase tropical.

Delivery: tel. 2222-1176, WhatsApp tel. 97247-3862, aizome.com.br/delivery e app próprio. Retiradas:  Alameda Fernão Cardim, 39, Jardim Paulista.

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.