Após fechar o Micaela, Fábio Vieira se torna chef do Santo Grão
Rede de cafés aguarda o término da fase emergencial para lançar pratos do cozinheiro
A boa nova vem depois da notícia triste. Premiado como chef revelação em 2014 por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, Fábio Vieira se viu sem alternativa durante este longo período de pandemia e acabou fechando seu restaurante, o Micaela, em 25 de janeiro. O cozinheiro tinha planos de se fixar em Ilhabela, onde já vem tocando um restaurante num hotel.
Mas a ausência dele nos fogões profissionais paulistanos foi breve. As inventivas receitas brasileiras que ele fazia têm novo endereço na capital. Marco Kerkmeester, um dos fundadores da rede de cafés Santo Grão, convidou Vieira para tocar as cozinhas de seus restaurantes, oito no total — um deles em Curitiba.
“Estava procurando um novo chef de produção, sem sucesso”, diz o empresário. Ele conta que chegou até a buscar no Google “how to find a chef” (como encontrar um chef) e recebeu a resposta “vá a seu restaurante favorito e ofereça trabalho para o seu chef”. No caso do Micaela, que ele nem conhecia, a surpresa foi como um lugar tão simples pôde conquistar quatro das cinco estrelas máximas do COMER & BEBER.
Provada a comida, ele não teve dúvida. “Ele é um Picasso na cozinha e com empatia”, exagera, com enorme entusiasmo. “Era exatamente quem estava buscando nos últimos dezoito anos de Santo Grão.” Entre as receitas do cozinheiro que poderão ser provadas na reabertura está o picadinho com arroz de queijo da serra da Canastra, chips de mandioquinha e farofa fria caipira (R$ 69,00), que por enquanto está disponível no delivery do Micaela (WhatsApp. 98837-9705, Rappi), expedido de uma dark kitchen no Itaim Bibi.
“Sou o chef executivo. estou reformulando todo o cardápio: café da manhã, almoço e coisas que podem ser pedidas o dia todo”, diz Vieira. “Estou feliz, usando ingredientes de pequenos produtores e receitas brasileiras preparadas com técnicas espanholas.”
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma