Rumo ao topo: D.O.M. é o 4º melhor restaurante do mundo
Acaba de ser divulgado em Londres mais um ranking anual da revista inglesa “Restaurant”, o “World’s 50 Best Restaurants”. Ou seja, os cinquenta melhores lugares para comer no mundo. De país do futebol, samba e Carnaval, o Brasil confirma cada vez mais sua vocação gastronômica com o D.O.M., de Alex Atala, ocupando o quarto posto na disputa. […]
Acaba de ser divulgado em Londres mais um ranking anual da revista inglesa “Restaurant”, o “World’s 50 Best Restaurants”. Ou seja, os cinquenta melhores lugares para comer no mundo. De país do futebol, samba e Carnaval, o Brasil confirma cada vez mais sua vocação gastronômica com o D.O.M., de Alex Atala, ocupando o quarto posto na disputa. A ascensão do restaurante paulistano e o prestígio do chef-proprietário são notáveis. Quando apareceu pela primeira vez na lista em 2006, o D.O.M. estava em 50º lugar. Em apenas seis anos, é considerado um dos cinco campeões do planeta. Ainda que listas sejam arbitrárias, não é pouco. Um feito!
+ Confira como foi a eleição no ano passado
A lista não sofreu alterações entre o trio de primeiros colocados. O Noma, em Copenhague, continua o líder pelo terceiro ano consecutivo, seguido dos mesmos segundo e terceiro lugares do ano passado, os espanhóis El Celler de Can Roca e Mugaritz. Para chegar a atual posição, O D.O.M. empurrou para o patamar de baixo o italiano Osteria Francescana, de Massimo Bottura, amigo pessoal de Atala.
Há outras boas novas para o Brasil, uma delas em São Paulo e outra no Rio. O paulistano Maní, do casal Helena Rizzo e Daniel Redondo, disparou 23 degraus, indo para 51ª colocação. Novidade no ranking, o carioca Roberta Sudbrack conquista o 71º posto. São duas casas com ótimas cozinhas e total possibilidade de galgar lugares ainda superiores nas próximas eleições.
Os dez primeiros colocados e os dois brasileiros entre os 100: