Restaurantes Fasano passam a administração da Hotel Marco Internacional
Grife italiana de alta culinária tem como sócia a incorporadora JHFS, mas grupo de casas continua sob o comando de Rogério Fasano
A notícia poderia surgir como uma bomba no meio gastronômico: o Fasano, restaurante número 1 da alta cozinha italiana em São Paulo, trocou de mãos. Afinal, os Fasano representam uma das mais tradicionais grifes culinárias do país, iniciada por Vittorio Fasano no começo do século passado e hoje nas mãos da quarta geração da família.
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Bem, não é bem assim. A venda anunciada oficialmente é resultado de um acordo que vinha sendo costurado há mais de um ano pela vultosa quantia de 53 milhões de reais. Cabeça do Grupo Fasano, Rogério Marco Fasano estabeleceu um novo modelo de negócio com sua antiga parceira JHSF, tradicional construtora de alto padrão e administradora de shopping centers, hoje conduzida por Zeco Auriemo. O restaurateur, que era dono com seus irmãos dos restaurantes com a grife de sua família, passou a administração dos doze estabelecimentos mais o bar Baretto para a empresa Hotel Marco Internacional, braço da holding da JHSF, assim como o direito de uso da marca, uma das mais cobiçadas no meio gastronômico.
Com a transação, a sócia JHSF passa a deter 65% dos hotéis e restaurantes Fasano, enquanto Rogério e seus irmãos, Andrea e Fabrizio, têm agora 35% desse total. “Não existe mais a separação entre hotéis e restaurantes. É como se os restaurantes tivessem entrado nos lobbies dos hotéis”, explica de maneira simplificada. Antes, os Fasanos não tinham participação nos hotéis.
O valor chama a atenção mas não significa que os vendedores colocaram essa quantia na carteira. O montante equivale a 5,5 vezes o Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) dos restaurantes, de R$ 9,6 milhões em 2013, mas não inclui o pagamento de dívidas, inclusive com bancos, que devem ser renegociadas nos próximos meses.
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O Grupo Fasano tem a JHSF como sócia há oito anos. Em 2006, a construtora ingressou no grupo ao adquirir a participação do empresário João Paulo Diniz, que detinha 50% do Hotel Fasano, nos Jardins, hoje transformado em rede de luxo com unidades em Porto Feliz (interior de São Paulo), Rio de Janeiro e Punta del Este, no Uruguai. No comunicado oficial sobre a aquisição, ressaltam-se os “ganhos de sinergia e a exploração da marca em outros segmentos do alto luxo em um único universo.”
Embora os restaurantes passem a ser administrados por Paulo Antunes, CEO da Hotel Marco Internacional, Rogério Fasano reforça que nada mudou. “Continuo presidente do Grupo Fasano e, agora, poderei me dedicar integralmente à qualidade dos cardápios, planejar novas casas,” diz.”. Tanto que não houve alterações nos planos de expansão idealizados por ele.
“Para abrir um restaurante da grife Fasano, cabe a mim a palavra final”, afirma. O foco do empresário é inaugurar mais duas casas, o bistrô Parigi, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, e mais um Gero carioca, desta vez no Shopping Leblon. “Só não precisarei mais de cuidar da administração, coisa que não gosto de fazer”.
Os estabelecimentos envolvidos na negociação são: Fasano, Gero, Parigi, Gero Caffè, Gero Caffè Mezzanino, Nonno Ruggero, Nonno Ruggero Cidade Jardim e Trattoria, em São Paulo; Fasano al Mare, Gero Ipanema e Gero Barra, no Rio de Janeiro; e Gero, em Brasília. Também integra a rede o bar Baretto, em São Paulo, sendo que a sua versão carioca, o Londra, é considerada parte do Fasano Al Mare. Os restaurantes dos hotéis de Porto Feliz e de Punta del Este não entram nessa conta, porque pertencem à JHSF e são apenas operados por Rogério Fasano.
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