Onde e como é a doceria de Cesar Yukio, campeão do MasterChef Confeitaria
Leia a entrevista exclusiva com o cozinheiro que venceu o reality para profissionais levado ao ar na Band
Dono de uma loja de doces em Pinheiros, Cesar Yukio é o vencedor do primeiro MasterChef Confeitaria, encerrado na última quinta (19). A Hanami Confeitaria foi montada quatro anos atrás em uma charmosa casinha no Tatuapé, bairro onde nasceu o chef de 35 anos. Em março de 2024, a loja foi transferida para Pinheiros.
Entre as curiosidades sobre o cozinheiro, está seu próprio nome. Filho do casal Marcia Fujie Araguth Tanakai e Osmar Akira Tanakai, ele se chama Cesar Araguth Tanakai.
“Adotei o nome artístico de Cesar Yukio. Primeiro, porque não tinha nome em japonês – e todos meus amigos tinham – e meus pais me deixaram escolher um. Outro motivo foi por numerologia. E o último deles, porque é mais fácil das pessoas lembrarem!”, diz rindo.
Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, ele concluiu o último semestre da graduação no Institut Paul Bocuse, em Lyon. Antes dessa passagem pela França, teve oportunidade de fazer rápidos estágios no D.O.M. e no extinto La Brasserie, de Erick Jacquin.
Participou ainda de especializações na Lenôtre (Paris), na Mausi Sebess (Buenos Aires), no IFSE (Italian Food Style Education, Turim) e na JCA (Japan Culinary Academy, Tóquio), além de uma pós-graduação na administração de eventos, no Senac.
Ele também revela, com espírito de empresário, o que deve fazer com o prêmio 300 000 reais recebido do programa, além de 50 000 reais em compras na Camicado, um conjunto de panelas Royal Prestige e uma cozinha Eclipse Collection da Brastemp.
Leia a entrevista exclusiva a seguir.
Qual a importância da confeitaria na sua vida?
A confeitaria para mim é tudo. Desde o meu primeiro curso, aos 12 anos, de trufas e pão de mel, não me imagino fazendo outra coisa a não ser doces. Fiz a faculdade de gastronomia sabendo que queria confeitaria, mas quis ter uma visão abrangente de tudo primeiro.
O significa ganhar o MasterChef Confeitaria?
Para mim, significa a validação de uma escolha que fiz a 18 anos atrás quando escolhi essa área de cozinha para ser minha profissão para o resto da vida. Mais do que qualquer prêmio, esse troféu mostra que os anos de estudo, dedicação e trabalho duro valeram a pena.
Qual foi o momento mais difícil da competição?
O início. Logo a primeira prova foi a mais difícil porque eu cheguei na cozinha sem conhecer meus concorrentes, não estava 100% confiante no meu trabalho, não tinha nenhuma receita pensada e não imaginava o programa como um jogo. E nas últimas provas, o cansaço físico e mental estava tomando conta de mim e tive que tirar forças de lugares que nem sabia que existiam para conseguir continuar.
Por que transferiu a confeitaria para Pinheiros?
O fator principal foi o público. 80% das minhas vendas na loja do Tatuapé eram delivery, principalmente para as zonas Sul e Oeste. O segundo ponto, foi o valor do aluguel no bairro, que vem aumentando ano a ano, e. na renovação contratual, o valor que pagaria de aluguel no Tatuapé era praticamente o mesmo desse valor aqui de Pinheiros.
Qual o doce de maior saída?
O carro chefe ainda continua sendo o choux cream. Logo em seguida vem os entremets. Antes mesmo do MasterChef, as pessoas começaram a se interessar mais sobre entremets e sobre como os doces conseguem se diferenciar dos outros em formatos, texturas e sabores diferentes. Os entremets mais vendidos são “o” yuzu, esfera de maracujá e matchanko.
Quais doces que fez no programa podem ser encontrados na Hanami?
Por enquanto, não tem nenhum. Como a exibição do programa foi também em dezembro, que é um mês de alto fluxo de encomendas de Natal, preferi não mexer no cardápio. A partir da nossa reabertura em janeiro, após as férias coletivas de 25 de dezembro a 6 de janeiro, teremos boa parte dos doces que apresentei no reality disponíveis na loja. Inicialmente, terei mil-folhas de hojicha com figo e caramelo de missô, picolé smore’s, entremet de arroz-doce com curry e manga e bombons com sabores japoneses.
Como criou a parte salgada?
Me baseei nos kissaten do Japão. São os cafés mais tradicionais, onde sempre costumam servir sanduíches junto de doces e cafés. Uma próxima moda que eu acredito, são os pães japoneses. Começamos a fazer os pães como um teste aqui na loja, e a saída tem sido muito boa. Tanto é que uma ideia pra investir o prêmio do MasterChef é abrir uma outra filial focada somente em padaria.
Hanami Confeitaria.
Rua Mourato Coelho, 505, Pinheiros, Metrô Fradique Coutinho, tel. 2675-9300 (30 lugares).
8h/19h (fecha dom.). Acesso para deficientes. Aberto em 2020.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





