Gastronomia Descolada: um papo com Rodrigo Oliveira
Numa conversa cheia de sabor, o chef do Balaio IMS encerra a primeira temporada do podcast
Um episódio mais do que especial fecha a primeira temporada do podcast Gastronomia Descolada. O convidado do programa de número 10 é Rodrigo Oliveira, que foi chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2014 e sócio do famoso Mocotó, na Vila Medeiros. Além desse restaurante icônico, o cozinheiro também está à frente do Balaio IMS. Ele levou sua culinária brasileira para o térreo da torrre que abriga o centro cultural Instituto Moreira Salles.
É nesse endereço, em plena Avenida Paulista, que a equipe comandada por ele prepara pratos que são verdadeiros achados, o maior entre eles é a moqueca vegetariana/vegana de caju, palmito e banana-da-terra com delicioso toque de azeite de dendê. A pedida das mais aromáticas chega na companhia de arroz integral vermelho e farofa de biju com coco queimado e é preparada para dois paladares. Irresistível!
No nosso papo, Rodrigo conta como é ocupar esse ponto em uma das vias mais icônicas da capital, senão a mais icônica. Descreve a cozinha que deve ser rápida, mas não expressa para atender o maior número possível de paladares, ainda que essa proposta tenha sido bastante prejudicada pelo período de pandemia que atravessa o mundo, em especial pelas necessária restrições de distanciamento. Em funcionamento, o restaurante tem um número muito menor de lugares do que teria normalmente.
Também conta que no Balaio IMS tem mais liberdade para criar, mostrar uma cozinha com sua assinatura, como fazia no extinto e saudoso Esquina Mocotó, único brasileiro que chegou a ostentar as cinco-estrelas máximas do COMER & BEBER. Falamos ainda do prêmio Causa Social, recebido pelo chef e sua mulher, a historiadora Adriana Salay, que juntos tocam o projeto Quebrada Alimentada, que distribui refeições e cestas básicas em torno do Mocotó, na Zona Norte.
Quer saber mais? Se liga aí. É só dar o play!
+ Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma