Especializada em petiscos latinos, lanchonete Maíz é novidade em Pinheiros
O chef Dagoberto Torres ficou conhecido pelo jeitão zen com que se posta atrás do balcão do Suri Ceviche Bar, em Pinheiros, e vai preparando especialidades andinas. Não é um sushiman, mas é craque em picar e temperar pescados. Com esses ingredientes, a sugestão de maior saída é justamente o ceviche, que inclusive dá nome […]
O chef Dagoberto Torres ficou conhecido pelo jeitão zen com que se posta atrás do balcão do Suri Ceviche Bar, em Pinheiros, e vai preparando especialidades andinas. Não é um sushiman, mas é craque em picar e temperar pescados. Com esses ingredientes, a sugestão de maior saída é justamente o ceviche, que inclusive dá nome ao restaurante.
+ Edu Guedes abre filial da sorveteria Stuppendo
+ Príncipe Harry saboreia a caponata de casca de banana verde em Cubatão
Agora, o cozinheiro entra firme no ramo dos petiscos típicos de seu país natal, a Colômbia, e outros países latinos-americanos. Depois de ter aberto a lanchonete Sabores de Mi Tierra – hoje de propriedade de sua tia, Magdalena Torres – pôs para funcionar o Maíz, desde 23 de junho. Quase todas as receitas da lanchonete tem o milho como inspiração e são comidas de rua.
Colada ao Suri, o Maíz é minúsculo, completamente informal e opera em sistema de auto-atendimento das seis da tarde à meia-noite. Descobri o lugar por acaso ao jantar no Suri no dia 18. Véspera chuvosa de feriado, foi a data escolhida para uma festa de apresentação aos amigos do chef. Quando perguntei do que se tratava a uma das garçonetes, recebi para provar uma empanada de milho recheada de carne. Nada de forno neste caso. É feita em fritura por imersão e é uma prima-hermana no pastel de angu mineiro.
Outras das especialidades é a arepa, uma espécie de pãozinho redondo de massa de milho com diferentes recheios, como pernil, frango e carne-louca. Também estão no cardápio os tacos, a mandioca rosti e o chicharrón de cerdo (barriga de porco ao forno e não frita como se faz tradicionalmente) com batatas salgadas e salsa verde. Os preços dos salgados variam de 6 reais a 14 reais e com uma grande vantagem: estão com 10% de desconto até 27 de junho de 2014, quando termina o soft opening. O desconto vale também para as bebidas*.
+ Conheça o restaurante com a mais bela vista de São Paulo
+ Descubra cinco restaurantes mundo afora com visuais de ofuscar a retina
+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo
“A partir de 22 de julho, logo depois da Copa, abriremos do meio-dia à meia-noite”, adianta Torres. Também será ampliado o cardápio com piqueteaderos, muito comuns nas ruas de Bogotá. São nacos de carne de boi, frango ou porco previamente assado e picados servido com cubos de mandioca ou batata. “Aos fins de semana, teremos também frango assado em um girarrosto [frango de televisão de cachorro] que trouxemos da Colômbia”, arremata.
+ 50 menus executivos por até 50 reais
+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo
+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados
+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO
A conferir.
* Promoção encerrada.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.