Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Entrevista com o empresário Jair Coser, do Corrientes 348

Um dos mais bem-sucedidos empresários da gastronomia brasileira, o gaúcho Jair Coser, um dos ex-proprietários do rodízio Fogo de Chão, está de volta ao mundo dos restaurantes. Na sua nova movimentação pelo setor, ele se tornou sócio majoritário e passou administrar a rede de churrascarias em estilo argentino Corrientes 348. São três lojas em São Paulo, […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 23h32 - Publicado em 11 out 2014, 21h54
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Coser: volta com tudo ao mundo do churrasco

    Coser: volta com tudo ao mundo do churrasco

    Publicidade

    Um dos mais bem-sucedidos empresários da gastronomia brasileira, o gaúcho Jair Coser, um dos ex-proprietários do rodízio Fogo de Chão, está de volta ao mundo dos restaurantes. Na sua nova movimentação pelo setor, ele se tornou sócio majoritário e passou administrar a rede de churrascarias em estilo argentino Corrientes 348. São três lojas em São Paulo, duas delas próprias — a pioneira da Vila Olímpia e a do Jardim Paulistano. Só a casa de Higienópolis opera em sistema de franquia.

    Publicidade

    + Pela primeira vez, Corrientes 348 tem um chef
    + Leia sobre a estreia do MasterChef
    + La Guapa, empanaderia de Paola Carosella

    Agora, Coser se prepara para abrir a quarta Corrientes 348 paulistana, essa erguida inteiramente por ele na Rua Bela Cintra, 2305, nos Jardins. A previsão de abertura é o início de dezembro. “Investimos 2 milhões de reais nessa loja que ficará muito bonita”, diz. Para revisar e lançar novidades no cardápio, o restaurateur contratou o chef Luiz Gustavo Chagas de Oliveira Moraes, que mais recentemente deu expediente no Buffet Fasano e no extinto Mozza.

    Continua após a publicidade

    Antes da investida paulistana, Coser havia levado a marca ao Rio. No balneário mais bonito do mundo, Coser inaugurou, em junho, a churrascaria no Shopping Rio Design, na Barra.

    Publicidade

    Todo esse dinamismo e capacidade de investimento tem uma explicação. Por ter passado dezesseis anos nos Estados Unidos, Jair era a face menos conhecida do Grupo Fogo de Chão, cuja unidade pioneira foi comprada em 1981 em sociedade com o irmão Arri Coser, que se tornou imagem do grupo não só em São Paulo, como no restante do país.

    + Bistrô faz refeição completa a 34,50 reais

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    No período em que esteve fora, Jair foi o pivô da expansão do rodízio por dezesseis cidades e capitais americanas. Em 2011, Jair e Arri venderam a um grupo de investimentos a Fogo de Chão, um pequeno império da carne com 23 unidades na época. Um negócio de US$ 300 milhões estimaram os especialistas do mercado e também o maior realizado no Brasil na área de gastronomia até aquele momento.

    + Tudo sobre o teste da Paçoquita versus a Nutella

    Publicidade

    A entrevista que fiz com Jair Coser:

    Continua após a publicidade

    Quando retornou ao Brasil?

    Publicidade

    Concluímos a venda da Fogo de Chão em agosto de 2011. Como meu filho, Angelo Coser Neto, estava estudando e resolvi esperar ele terminar o curso. Só voltei em agosto de 2013.

    + 10 pizzarias de dar água na boca

    Continua após a publicidade

    Por que o senhor não voltou a trabalhar com seu irmão Arri, seu sócio por tantos anos?

    Faríamos um projeto eu, meu irmão e meu cunhado. Na realidade, era o projeto que ele está tocando hoje. Mas percebi que tínhamos ideais diferentes naquele momento. Na época, queria me dedicar a outros negócios, como a compra um terminal portuário em Itajaí, no estado de Santa Catarina. Só no ano passado, voltei a investir em restaurantes.

    Quais restaurantes?

    Continua após a publicidade

    Faço tenho uma participação na empresa que administra a Si, Señor Tex Mex. Pegamos a rede com doze unidades. Está com agora com vinte e deve fechar o ano com 23. Há lojas em três estados: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A mais nova delas foi inaugurada no Tatuapé.

    É impossível viver longe do trabalho numa churrascaria?

    Eu amo o que faço e comecei o Fogo de Chão. Fui para os Estados Unidos abri dezesseis casas e havia outras três em construção quando saí. Na Corrientes 348, estou pegando tem uma proposta bastante diferenciada e intermediária. Estamos num patamar abaixo de casas top como Varanda, Baby Beef Rubaiyat. Estou muito satisfeito e pronto para crescer.

    + 5 restaurantes no mundo com visuais incríveis
    + Restaurante com a mais bela vista de São Paulo
    + Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

    Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.