Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O futuro do restaurante judaico Z Deli, fechado desde abril

Fundado em 1981, o tradicional endereço do Jardim Paulista tinha como modelo delicatessens de Nova York

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jun 2023, 06h00

Endereço da culinária judaica inspirado em delicatessens de Nova York, a Z Deli fechou as portas em 18 de abril. Mas os fãs do restaurante, aberto por Rosa Raw, 96, em 1981, podem ficar tranquilos. A meta é que ele esteja de volta ainda neste ano, no máximo no início de 2024.

“Pausamos a loja para reformas”, conta o neto da fundadora, o chef Julio Raw. “Tínhamos 120 metros quadrados e agora chegaremos perto dos 200 metros quadrados. O salão será para de setenta a noventa pessoas”. A Z Deli, que foi reformada pouco antes da pandemia para tirar os antigos fornos de micro-ondas, vai incorporar dois imóveis vizinhos e expandir até a esquina com a Rua Haddock Lobo, onde estava a Magnolia Bakery, filial da casa nova-iorquina que ficou pronta e nunca foi inaugurada. Tanto que serão aproveitadas as luminárias da confeitaria e, talvez, alguns equipamentos.

Salão do restaurante Z Deli com parede à esquerda cheia de quadrinhos.
Z Deli: fechada em abril para uma longa reforma (Gladstone Campos/Divulgação)

“A ideia é mexer na loja e no conceito sem perder a nossa essência de mais de 40 anos. Prometi para minha avó que sempre seguiremos servindo comida Yiddish (judaica do Leste Europeu) enquanto a Z Deli existir”. Julio, que tem como sócio Bruno Orni Mester, explica que o serviço de delicatessen será do café da manhã ao jantar, com os sanduíches e pratos à la carte. “Vamos fazer um restaurante, um bistrô de comida judaica com algumas influências europeias. Estamos muito empolgados com o que está por vir”, diz o cozinheiro-empresário.

Fechado em dezembro passado, o pequeno ponto da Z Deli Sandwiches, na Rua Haddock Lobo, 1386, vai integrar esse projeto, cujo investimento previsto é de 3,5 milhões de reais.

Continua após a publicidade

Dona Rosa diz que está feliz com as novas mudanças. E segue firme trabalhando. Os clientes podem encontrá-la na nova loja da Z Deli Sandwiches (Rua Oscar Freire, 164).

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2023, edição nº 2843.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.