Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Enio Valli, de Bento Gonçalves, faz almoço especial no Sarjeta

O sócio Gabriel Gasparini recebe o cozinheiro gaúcho que prepara um prato com clássicos do Rio Grande do Sul neste domingo (9)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 jun 2024, 13h47

Mais uma das bem-vindas ações para ajudar as pessoas impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Desta vez, é o Sarjeta Bar, no Brooklin, que, em parceria com a associação de Produtores Gaúchos Unidos, faz um almoço especial neste domingo (9),a partir do meio-dia, com renda destinada ao restaurante O Guri, em Bento Gonçalves.

O sócio e influenciador Gabriel Gasparini, o Gaspa, convida para tocar a cozinha do bar na data especial o chef Enio Valli, titular d’O Guri. Valli, nascido em Pelotas (RS), assume os fogões e é o responsável por orientar a equipe do Sarjeta a elaborar o prato intitulado “almoço gaúcho”. São cinco itens clássicos daquele estado que entram na composição: arroz de carreteiro, feijão mexido, farofa campeira, costelão na brasa e vegetais tostados. Preservando a tradição gaúcha, o arroz de carreteiro e a costela bovina (essa feita no fogo de chão) devem ser executados diante dos olhos dos clientes, exatamente como se faz na região dos Pampas.

“Todos insumos que usarmos no preparo, inclusive os vinhos servidos, são dos Produtores Gaúchos Unidos”, explica Gaspa e dá mais detalhes. “Ajudamos em duas frentes. O negócio de um parceiro que está deficitário e os respectivos produtores”. A harmonização sugerida para a ocasião pode ser feita com vinhos de uma carta concentrada apenas em rótulos de Janaína Marzarotto, produtora de Nova Pádua (RS).

O prato completão para duas pessoas sai pelo preço fechado de 195 reais sem bebidas. Toda a renda obtida com “almoço gaúcho” será revertida para O Guri, que como muitos outros restaurantes e estabelecimentos gastronômicos da Serra Gaúcha e de outras áreas do estado, sofre com falta de público, em particular nas regiões que dependem majoritariamente do turismo para sobreviver. Não é preciso reservar.

Sarjeta
Rua Álvaro Rodrigues, 459, Brooklin, tel. 98878-8341. Tem acessibilidade.

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.