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Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChef: conheça o restaurante temático a 2h de São Paulo

Com cenografia inspirada no reality, MasterChef – The TV Experience estreia em Sorocaba com prato de Diego Sacilotto e outros ex-participantes

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 nov 2025, 12h44 - Publicado em 20 nov 2025, 12h02
Interior do restaurante
Interior do restaurante: mezanino celebra o programa (134 Office/Divulgação)
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Não bastava ser o reality de gastronomia mais querido e mais comentado do Brasil.

O MasterChef Brasil, que encanta os fãs das competições de talentos culinários há mais de uma década, vai virar também um restaurante temático aos moldes desses que se encontram em parques de diversão.

O MasterChef — The TV Experience, no estilo casual dining, deve abrir as portas em soft opening em 2 de dezembro.

Cenografia do restaurante
Cenografia do restaurante: inspirada na competição culinária mais amada do Brasil (134 Office/Divulgação)

Nessa fase inicial, deve receber até sessenta pessoas.

Só em uma segunda etapa, prevista para meados de janeiro, há planos de dobrar o número de clientes.

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Um detalhe importante: a cidade escolhida para sediar esta primeira unidade é Sorocaba, distante 104 quilômetros da capital paulista.

Por trás do projeto, que vem sendo tocado desde outubro do ano passado, estão os sócios Endemol Shine Brasil, Caio Romano, CEO da agência Mení, com uma carteira de chefs influenciadores, e João Paulo Totti, sócio cofundador do Grupo ZT Gastronomia, dono de dois pontos vizinhos ao local, onde está sendo implantado o restaurante.

Estética do programa
Estética do programa: a entrada e a loja do MasterChef (134 Office/Divulgação)
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Diego Sacilotto, vencedor da quarta temporada de MasterChef Profissionais e sócio da premiada pizzaria La Crosta Forneria, completa o quarteto. Como consultor, ele será responsável pelo menu e pela hospitalidade.

“Sentimos uma demanda forte do mercado, um desejo de provar pratos dos ex-masterchefs”, explica Caio.

A inspiração para essa primeira unidade brasileira vem de fora, de versões pop-up que funcionaram em Madri e Dubai.

Diego Sacilotto
Diego Sacilotto: responsável pelo cardápio e pela seleção de pratos (Melissa Haidar/Divulgação)

“Todo mundo tem vontade de estar perto de uma bancada masterchef, de uma caixa misteriosa. A gente vai levar tudo isso para o ambiente do restaurante”, antecipa Fernanda Abreu, VP de Licenciamento e Agenciamento na Endemol Shine Brasil.

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Com mais de 1 000 metros quadrados, tem ambiente assinado pelo arquiteto Herbert Holdefer, da 134 Office, com espaço e elementos como mercado, mezanino, relógio e bancada central.

Além de uma preocupação com a cenografia, inspirada nas diversas temporadas da competição, o cardápio é o foco central.

“A ideia é a gente contar histórias do MasterChef Brasil. Vamos ter, por exemplo, o bife uélito que o Raul (Lemos) fez para entrar no programa. A goiaba, que é a sobremesa que o Pablo Oazen preparou na final do Profissionais, assim como os pratos do Diego (Sacilotto)”, revela Caio. “Quase 90% é baseado em receitas que passaram no programa.”

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Raul Lemos
Raul Lemos (Lucas Ismael/Divulgação)

No caso de Diego, a receita que o consagrou campeão é o arroz de pato com alheira, bacon e trufa negra.

Outros spoilers do cardápio são o espaguete à carbonara de Leo Young, o vencedor em 2016, e o petit gâteau de doce de leite com calda de frutas vermelhas e sorvete de baunilha da campeã em 2017, Michele Crispim.

Também haverá uma churrasqueira no estilo parrilla por lá.

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Coube a Diego a montagem do cardápio, assim como o treinamento da equipe de cozinha e de salão.

Ele fez ainda todos os ajustes necessários para viabilizar comercialmente os pratos.

“Usei o meu olhar, com mais calma, com mais técnica, com bases mais tranquilas e apuradas para elevar o padrão desses pratos, respeitando, obviamente, o que foi feito no programa”, explica ele.

O MasterChef — The TV Experience surge no mesmo espaço onde o empresário João Paulo Totti tinha dois estabelecimentos, um restaurante mediterrâneo e uma dark kitchen.

“Fizemos um investimento aproximado de 5 milhões de reais”, contabiliza o restaurateur.

O próximo passo dele, de Caio e Fernanda é abrir uma versão paulistana do restaurante.

Agora, é aguardar o sucesso dessa primeira casa.

MasterChef — The TV Experience

Rua Cuiabá, 71, Jardim Paulistano, Sorocaba, WhatsApp (15) 99154-3768.

Publicado em VEJA São Paulo de 21 de novembro de 2025, edição nº 2971.

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