Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Receitas: 5 doces brasileiros essenciais para fazer em casa

O chef Lucas Corazza ensina a preparar sobremesas de alma nacional incluídas em seu livro ‘Eu Pagaria por Esse Doce’

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 abr 2026, 00h00 | Atualizado em 24 abr 2026, 15h18
Brigadeiros: confira cinco receitas de doces para fazer em casa
Brigadeiros: confira cinco receitas de doces para fazer em casa (Estúdio Gastronômico/Divulgação)
Continua após publicidade

O confeiteiro Lucas Corazza, jurado do programa Que Seja Doce!, exibido pelo canal GNT, reúne 47 receitas no livro Eu Pagaria por Esse Doce (Senac Rio, 224 págs., R$ 199,00). Confira, a seguir, cinco doçuras essenciais para fazer em casa.

BOLO DE COCO

Bolo de coco: aprenda a fazer em casa
Bolo de coco: aprenda a fazer em casa (Estúdio Gastronômico/Divulgação)
  • Rendimento: 1 bolo de 30 cm × 30 cm.
  • Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.
  • Validade: a clássica para bolo, até 5 dias, se refrigerado, ou 60 dias, se congelado.

Esta receita é passada de geração em geração na família. É um bolo que leva bastante açúcar, porque esse ajuda a umedecê-lo.

Conta minha mãe que este bolo era feito por um homem chamado Ricardo, que o levava para vender na quermesse. O sucesso foi tamanho, que ele precisou passar a receita para que mais pessoas o fizessem, e, assim, a conseguimos.

Um dos diferenciais desse bolo é o suco de laranja. E vou falar: não deixe de colocá-lo. Faz uma diferença danada!

Ingredientes

  • 300 g de ovo (cerca de 6 ovos grandes)
  • 600 g (3 xíc) de açúcar refinado
  • 240 ml (1 xíc) de suco de laranja
  • 360 g (3 xic) de farinha de trigo
  • 15 g (1 csp) de fermento em pó
  • 200 g de chantili, para espalhar por cima na finalização
  • 100 g de coco ralado, para finalizar
Continua após a publicidade

Preparo

  1. Antes de começar, unte sua fôrma com manteiga e farinha, ou como desejar, e preaqueça o forno a 170 °C.
  2. Bata as claras em neve com açúcar. Em seguida, adicione as gemas uma a uma alternando com o suco de laranja.
  3. Coloque um pano úmido embaixo de sua tigela, após retirá-la da batedeira.
  4. Misture a farinha de trigo com o fermento. Com a ajuda de uma peneira, adicione essa mistura à tigela.
  5. Espalhe a massa na assadeira já untada e leve ao forno preaquecido.
  6. Após, aproximadamente, 25 a 30 minutos, retire o bolo do forno, espere esfriar e, ainda, na fôrma, usando uma faca de serra, corte-o em quadrados.

BRIGADEIRO

Brigadeiro: receita para fazer em casa
Brigadeiro: receita para fazer em casa (Divulgação/Divulgação)
  • Rendimento: aproximadamente, 15 brigadeiros.
  • Tempo de preparo: 30 a 45 minutos + 1 hora de descanso.
  • Validade: o brigadeiro caseiro tem uma validade diferente da de todos. Minha mãe diz: “Fica bom até formar bichinhos verdes. Brincadeiras à parte: dura, aproximadamente, até 2 dias, se enrolado, pois a superfície cristaliza rápido.

Ingredientes

  • 395 g (1 lata) de leite condensado
  • 40 g de manteiga sem sal
  • 20 g de chocolate meio amargo em pó (50% cacau)
  • Manteiga, para untar as mãos 200 g de granulado de chocolate ao leite

Preparo

  1. Em uma panela de fundo grosso, misture todos os ingredientes.
  2. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que possa ver o fundo (aproximadamente, 15 minutos, e à temperatura de 85 °C).
  3. Remova do fogo e transfira para um recipiente plano.
  4. Cubra com filme de PVC em contato com a superfície do brigadeiro, a fim de evitar a formação de nata, e leve à geladeira por 45 minutos a 1 hora para resfriar.
  5. Uma vez firme, unte as mãos com manteiga, e, com o brigadeiro, faça bolinhas de 18 g a 20 g.
  6. Passe as bolinhas de brigadeiro no granulado e coloque-as em forminhas.
Continua após a publicidade

PUDIM DE LEITE

Pudim de leite: confira a receita
Pudim de leite: confira a receita (Estúdio Gastronômico/Divulgação)
  • Rendimento: 1 pudim de 25 cm, com furo no meio.
  • Tempo de preparo: 10 minutos + 1 hora de forno + 6 horas na geladeira.
  • Validade: até 7 dias.

Caramelo para calda de pudim

Ingredientes

  • 250 g de açúcar
  • 175 g de água

Preparo

  1. Misture o açúcar e 100 g da água, e leve ao fogo médio até caramelizar.
  2. Enquanto isso, aqueça os 75 g restantes de água.
  3. Após caramelizar a primeira etapa, acrescente essa água quente aos poucos, tomando muito cuidado para não se queimar.
  4. Ferva por mais 1 minuto e verta esse caramelo na assadeira de pudim.
  5. Deixe esfriar antes de colocar a massa do pudim.
Continua após a publicidade

Pudim de leite

Ingredientes

  • 600 g de leite condensado
  • 360 g de leite
  • 40 g de gema de ovo (cerca de 2 gemas)
  • 300 g de ovo (cerca de 6 ovos grandes)

Preparo

  1. Antes de começar, preaqueça o forno na temperatura mínima (a ideal é entre 140 °C e 150 °C). Coloque no forno uma assadeira grande com 2 a 3 dedos de água. Deixe aquecendo enquanto é alcançada a temperatura deseiada. Essa será usada no banho-maria depois.
  2. No liquidificador, misture o leite condensado, o leite, as gemas e os ovos, e bata até ficar homogêneo.
  3. Verta essa massa na assadeira de pudim, que já está com o caramelo, e leve-a ao forno em banho-maria coberta com papel-alumínio por, aproximadamente, 1 hora a 160 °C.
  4. Deixe esfriar por completo em temperatura ambiente.
  5. Mantenha em geladeira por, pelo menos 4 horas antes de desenformar.

Dica

Continua após a publicidade
  • O ideal é trabalhar sempre com ovos frescos. Mas, se não estiverem frescos, não se preocupe com o gosto de ovo: é só acrescentar 2,5 ml (1 ccf) de essência de baunilha à massa de pudim. Afinal: aonde a gema vai a baunilha vai atrás.

DOCE DE ABÓBORA

Doce de abóbora: faça você mesmo
Doce de abóbora: faça você mesmo (Tucca/Divulgação)

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora pescoço descascada e picada em cubos médios
  • 400 g de açúcar
  • 100 g de água
  • 5 cravos-da-índia

Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio/baixo. De preferência, use uma panela mais larga e alta para cozinhar.
  2. Primeiro, sem mexer, deixe a abóbora soltar sua água, misturando de vez em quando para que a abóbora que está por cima vá para o fundo, e vice-versa.
  3. Quando seus cubos da abóbora estiverem com aparência de cozido (sua cor muda, você vai ver), mexa um pouco, para a calda cozinhar todos por igual.
  4. Diminua o fogo e deixe em fogo baixo, mexendo até que com a própria colher de pau os cubos se desfaçam, virando quase um purê rústico. Siga mexendo constantemente até que a abóbora esteja completamente cozida e parecendo um purê.
  5. Quando estiver com a cor escura, quase em calda na panela, e se consiga ver o fundo da panela: seu doce está pronto!
  6. Retire do fogo. Se for para consumo imediato, espalhe em uma assadeira e deixe esfriar. Mas, se quiser consumir depois, pode colocar em um pote de vidro higienizado e aquecido na água com o pote e o doce, ambos quentes, e fechar para que possa guardar até 2 meses em temperatura ambiente.
Continua após a publicidade

QUINDIM

Quindim: confira a receita
Quindim: confira a receita (Estúdio Gastronômico/Divulgação)

Rendimento

  • 10 unidades em fôrmas de 8 cm.
  • Tempo de preparo: 20 minutos + 3 horas de descanso.
  • Validade: até 7 dias.

Ingredientes

  • 360 g de gema de ovo (cerca de 18 gemas)
  • 500 g de açúcar refinado
  • 125 g de coco ralado
  • 240 ml (1 xic) de leite
  • 50 g de manteiga derretida
  • Glucose de milho, q.b.

Preparo

  1. Preaqueca o forno a 150 °C.
  2. Unte 1 fôrma com 20 cm de diâmetro, com furo no meio.
  3. Em uma tigela, misture as gemas e o açúcar até ficarem homogêneos.
  4. Em outro recipiente, misture o coco, o leite e a manteiga até ficar homogêneo.
  5. Deixe descansar para o coco hidratar um pouco.
  6. Mescle essas duas misturas e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
  7. Unte as forminhas com manteiga e açúcar, ou com um pouco de glucose, a fim de dar mais brilho e evitar que grude.
  8. Asse a 150°C em banho-maria por, aproximadamente, 45 a 50 minutos, ou até que atinia 70 °C de temperatura interna.

Publicado em VEJA São Paulo de 17 de abril de 2026, edição nº 2991.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês