Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Província japonesa é tema de jantar no Aizomê da Japan House

No extremo sul do Japão, Kagoshima é famosa por frituras típicas como o tempurá, praias e florestas reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 ago 2023, 12h17 - Publicado em 15 ago 2023, 12h03

Como vem acontecendo regularmente, a Japan House tem promovido jantares temáticos temáticos dedicados a diferentes províncias do Japão. Nestas terças (15) e quarta (16), a homenageada é Kagoshima, que fica no extremo sul do país.

O interesse se torna ainda maior porque aquela foi a primeira região japonesa a receber um europeu, no caso, missionários portugueses. Esses exploradores teriam levado até aquele lado do planeta a fritura, que resultou no tempurá (há quem diga que a palavra vem de tempero) assim como o pão de castela ou casterá no Japão (toda vez que passo pelo Japão, alguém me pergunta sobre esse bolo, que chamados de pão-de-ló).

O evento, com menu desenvolvido pela chef Telma Shiraishi, do Aizomê e embaixadora da culinária japonesa no Brasil, tem apoio Governo de Kagoshima, da Câmara de Comércio e Indústria de Kagoshima, da Associação Cultural Kagoshima do Brasil, da empresa nipo-americana Beam Suntory e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão).

Nessas duas noites, será servido um cardápio completo em cinco etapas, além de beliscos orientais. Os petiscos tipo otsumami têm a companhia do satsuma haku gimlet, coquetel de Haku Vodka da Beam Suntory, cujo processo inicial de destilação é realizado em Kagoshima. A mistura leva ainda tangerina e açúcar mascavo.

Taça com drinque laranja ao lado de mini tangerinas.
Drinque da noite: vodca, tangerina e açúcar mascavo (Rafael Salvador/Divulgação)

Nas quatro etapas seguintes, chegam o trio umaki (omelete japonesa com enguia), peito de pato defumado em genmaicha e takodango (bolinho de polvo) com hanakatsuo; o sashimi e sushi moriawase servidos com shoyu temperado com flocos de bonito; o agemono ou frituras típicas da província, caso do satsuma age (massa de peixe com vegetais) e do gane (tempurá de batata-doce); e para encerrar a sequência salgada, yakimono ou grelhado de steak de wagyu A5 de Kagoshima, junto de arroz, sopa e tsukemono.

O arremate, em reverência às florestas de Yakushima reconhecidas como Patrimônio Mundial da Unesco, tão celebradas como as praias rústicas da região, há uma sobremesa de chocolate intenso, matchá e hojicha (chá tostado), montadas em camadas e com diferentes texturas.

Os ingressos custam 420 reais e podem ser adquiridos na plataforma Sympla. Além da refeição, incluem o drinque, água ou soda da casa, chá-verde de Kagoshima (quente ou gelado), shochu da mesma província para degustar e café.

 Aizomê (Japan House)
Avenida Paulista, 52, tel. 3090-8900.
Terça (15) e quarta-feira (16), às 19h30.
420 reais, com vendas antecipadas pelo sympla.com.br.
japanhousesp.com.br

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android]

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.