Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Elisa Fernandes deixa o Clos Wine Bar, que tem agora novo comando

A casa, que no primeiro ano da chef recebeu título de melhor cozinha de bar de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2020, tem agora um cardápio de várias bandeiras

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 abr 2025, 08h00
Clos Wine Bar - Bar de vinhos - Elisa Fernandes
Troca de chefs: Elisa Fernandes deixa o Clos Wine Bar (Romero Cruz/Divulgação)
Continua após publicidade

Foi na virada para 2025 que a paulista Elisa Fernandes deixou o Clos Wine Bar, bistrô francês de vinhos que a ganhadora da primeira edição para amadores do MasterChef Brasil ajudou a consagrar.

Cabe aqui uma volta no tempo. Depois de vencer o reality em 2014, a cozinheira mudou-se para a capital francesa para estudar na Le Cordon Bleu, que na época não existia no Brasil, e foi trabalhar com o multiestrelado Alain Ducasse em restaurantes de Paris, Moustiers-Sainte-Marie e Monte Carlo. Logo depois da volta a São Paulo no fim de 2018, começou a gestar o Clos Wine Bar, inaugurado em agosto de 2020, junto do importador de vinhos Guilherme Mendes, da VinhoMix. 

Nesse primeiro momento, a sociedade deu tão certo que a casa recebeu o título de melhor cozinha de bar de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER. O reduzido cardápio combinava clássicos do mundo inteiro com referências vindas dos quatro anos que passou na França. As receitas eram mutantes, embora o público tivesse duas ou três queridinhas, e o “fio condutor das criações foi a conversa com a carta de vinhos e a utilização de poucos ingredientes para a execução de pratos delicados e potentes”, reforça Elisa.

Sergio Suslick Mortara
Clos Wine Bar: agora sob o comando de Sergio Suslick Mortara (Clayton Vieira/Divulgação)

“Depois de quatro anos de Clos e com o prêmio da VEJA SÃO PAULO, saí para focar em um novo ciclo de projetos.” O posto não permaneceu vago. Para o lugar dela, foi convidado o também talentoso Sergio Suslick Mortara, que teve uma experiência como empreendedor com o SAZ, restaurante de vida breve no Itaim Bibi. 

Continua após a publicidade

Com sabedoria, Mortara manteve o pithivier de costela, favorito da clientela, e tornou a seleção de receitas mais variada. Sobre a comida, mais não digo, porque esse é tema de uma crítica a ser publicada em breve. Outro detalhe importante: o Clos Wine Bar voltou ao tamanho original com a devolução do salão vizinho, incorporado em 2023. 

Clos Wine Bar

Rua Girassol, 310, Vila Madalena, tel. 94188-0199. $$

Publicado em VEJA São Paulo de 25 de abril de 2025, edição nº 2941.

Continua após a publicidade

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.