Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Cozinha do Lorençato convida Rodrigo Oliveira

Chef do Mocotó e do Balaio IMS conta como é descascar não só um abacaxi por dia, mas uma feira inteira, e ensina a receita do croque mucugê

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 jun 2025, 18h00 | Atualizado em 5 jun 2025, 17h23
Duas pessoas na cozinha no balcão
Rodrigo Olivera com a mão na massa: preparando a receita ao lado de Lorençato (Flávio Santana/Veja SP)
Continua após publicidade
Cozinha do Lorençato convida Rodrigo Oliveira Priorizar nos meus resultados Google

A vida em restaurantes não é fácil. É o que conta Rodrigo Oliveira, do Mocotó e do Balaio IMS, segundo convidado da segunda temporada do Cozinha do Lorençato.

Durante nosso papo, o profissional, que recebeu o título de chef do ano por VEJA SÃO PAULO  COMER & BEBER em 2014, revela que não descasca um abacaxi por dia, mas uma feira inteira.

Exageros à parte, ele é um apaixonado pela ofício e pelo universo dos restaurantes. Fala sempre com um entusiasmo gigante sobre o tema.

Três pessoas sorrindo e olhando para o celular
Bastidores do programa: Lorençato, Rodrigo Oliveira e Bruna Moreira (Flávio Santana/Veja SP)

Vinte anos atrás, imprimiu uma marca única no universo da gastronomia: criou a receita dos dadinhos de tapioca, servidos com geleia de pimenta.

O sucesso é tão grande que não foi copiado só Brasil afora. Internacionalizou-se e está em restaurantes como o espanhol Enigma, do chef catalão Albert Adrià. Ganhou até versão congelada para supermercado, desenvolvida pelo próprio Rodrigo.

Continua após a publicidade

O programa de entrevista e receitas é transmitido pelo YouTube de VEJA e na plataforma de streaming VEJA+.

Seguindo suas raízes nordestinas, Rodrigo misturou o croque francês com o tempero brasileiro cheio de bossa por causa da adição de dendê. No recheio, brilha a carne de fumeiro de jeitão baiano, da chef Bruna Moreira, da Amoreira.

Não encontro a carne de fumeiro? O chef sugere usar um presunto royale.

Com curiosidade para saber minha avaliação? É só assistir ao episódio que está disponível na plataforma streaming Veja + e no YouTube de Veja. E será exibido também na Samsung TV.

Continua após a publicidade
Sanduíche em cima de prato verde
Sanduíche com carne de fumeiro e dendê: receita de Rodrigo Oliveira (Flávio Santana/Veja SP)

Confira como fazer a receita abaixo.

Ingredientes

Bechamel de dendê
½ colher (chá) de manteiga
1 colher (chá) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara de leite
¼ de cebola
1 folha de louro
Noz-moscada
1 galho de tomilho
Sal
5 g de parmesão ralado

Maionese
3 gemas
2 colheres (chá) de mostarda
Sal
2 dentes de alho assados
½ xícara de óleo de girassol
½ xícara de azeite de oliva extravirgem
Ciboulette

Continua após a publicidade

 Montagem para 1 sanduíche
2 colheres (sopa) de maionese de alho
2 fatias de pão caipira (ou pão de miga/forma)
8 a 10 fatias de carne de fumeiro
15 g de queijo gruyère ralado
15 g de queijo emmental ralado
1 colher (sopa) de bechamel

Modo de preparo

Bechamel de dendê
Coloque em uma panela a manteiga, o azeite de dendê, a farinha de trigo e o leite. Acrescente a cebola, 1 folha de louro, 1 galho de tomilho, sal e uma pitada de noz-moscada ralada. Mexa até dar o ponto. Coe o molho e reserve em um recipiente.

Maionese
Em um recipiente, coloque os dentes de alho assados, as gemas e o óleo. Bata com mixer até chegar no ponto. Acrescente a ciboulette cortada bem fininha.

Montagem
Incorpore o parmesão ralado ao bechamel já frio. Passe uma camada de manteiga na parte do pão que irá encostar na forma. Vire o pão e coloque a maionese, duas fatias de carne de fumeiro, queijo gruyère e emmental. Feche o sanduíche e coloque o molho bechamel na parte de cima do pão. Leve ao forno preaquecido à 200 ºC por 5 minutos ou até dourar.

Continua após a publicidade

Adicionar rodapé Cozinha do Lorençato
Patrocindores (Arte/Veja SP)

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês