Quem é Benê Souza, chef revelação de 2024 pelo COMER & BEBER
O profissional premiado pelo guia de VEJA SÃO PAULO foi titular do restaurante Virado, no Centro, e vai estrear no bistrô Z Deli
Um dos jovens talentos da cidade, Benê Souza, 27, assumiu seu primeiro voo solo profissional em janeiro de 2024, ao comandar a cozinha do Virado, no Centro.
Paulista nascido em Sumaré, ele propunha uma culinária trazida por imigrantes, não sem dar seu toque pessoal em quase todas as receitas. Resgatou para o menu também clássicos da culinária internacional, como o linguado à belle meunière.
A delicadeza na execução estava ligada às cozinhas pelas quais passou, como o Maní, onde ficou cinco anos, e, mais recentemente, o Taraz.
“O primeiro restaurante em que trabalhei nem tinha chef. Era bem simples. Fazíamos de picanha na chapa a salmão grelhado. Mas foi onde aprendi muito sobre agilidade e responsabilidade”, lembra-se ele, que fez apenas um breve curso de cozinha antes de se profissionalizar ainda no interior.
Foi escolhido chef revelação pelo notável trabalho que desenvolveu nesta estreia. Seu brilho entusiasmou o cozinheiro e restaurateur Julio Raw. “A gente se conheceu em um churrasco na casa de amigos anos atrás e se deu bem logo de cara”, lembra Benê, que acaba de deixar o Virado para dirigir a cozinha do bistrô judaico Z Deli, que Raw vai reabrir em outubro na esquina da Alameda Lorena com a Rua Haddock Lobo, se não houver atrasos.
No novo posto, terá como missão preparar pratos como o quibe cru de atum com trigo branco, a coalhada de leite de cabra e azeite de dill, o varênique de batata e o hambúrguer, uma especialidade do Z Deli Sandwiches.
Publicado em VEJA São Paulo de 06 de setembro de 2024, edição nº 2909.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android