Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Comer & Beber 2022: tudo sobre a nova edição do guia gastronômico anual

Publicação que premia os melhores restaurantes, bares e comidinhas já tem data de lançamento e abre a votação ao público

Por Arnaldo Lorençato, Saulo Yassuda
Atualizado em 23 set 2022, 19h16 - Publicado em 23 set 2022, 06h00

O momento mais saboroso do ano está se aproximando. O anúncio dos campeões de 2022 do guia anual VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER está marcado para o dia 3 de novembro, numa festa fechada para convidados, e a revista começa a chegar às bancas e às casas dos assinantes no dia seguinte, sempre com o conteúdo disponível digitalmente, no site e no aplicativo Go-Read.

A equipe de gastronomia da Vejinha definiu os finalistas de melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas em 37 categorias, e a lista completa desses nomes você conhece em nosso site. A partir desta sexta (23), fica aberta por três semanas a votação popular, e o leitor pode escolher em 34 categorias os seus lugares e personalidades prediletos.

Para votar em restaurantes, clique aqui.

Para votar em bares, clique aqui.

Continua após a publicidade

Para votar em endereços de comidinhas, clique aqui.

Continua após a publicidade
Chef Chico Farah_1.jpg
Chico Farah: finalista no prêmio Chef do ano (Clayton Vieira/Veja SP)

É a oportunidade de empresários, funcionários e clientes divulgarem o pleito nas redes sociais e engajar o público a seu favor. Essa eleição pela internet rola em paralelo com a escolha dos críticos da revista, que anualmente visitam todos os estabelecimentos, quase 500, com as contas pagas pela Editora Abril — os resultados dessas duas escolhas serão indicados na revista. Após anos cheios de restrições sanitárias, os estabelecimentos de gastronomia tiveram um período fértil nos últimos meses.

Continua após a publicidade
Vivianne Wakuda
Vivianne Wakuda: top 3 na categoria confeiteiro(a) do ano (Clayton Vieira/Veja SP)

Além de muitos endereços reformularem seu funcionamento e seus cardápios, surgiu um sem-número de lugares. Não são poucos os estreantes entre os finalistas, como o Votre, inaugurado em junho, que concorre na categoria francês, e o chef do restaurante, Chico Farah, como chef do ano. Nas pizzarias, aparece a novíssima Foglia Forneria Artigianale na disputa com as veteranas Carlos e Deveras. Outra novata é a sorveteria Cangote, nascida em fevereiro, entre os indicados ao prêmio de bom e barato em comidinhas.

Também com tantas aberturas, volta à cena a categoria bar revelação, que não era contemplada desde 2019 — concorrem o Boteco Rainha, o Cineclube Cortina e o Flora Bar. Na mesma seção, retorna outra premiação que havia tempos não rolava: bar para ir a dois.

Continua após a publicidade
Flora bar
Flora Bar: finalista na categoria bar revelação (Clayton Vieira/Veja SP)

Outro regresso, dessa vez em comidinhas, é a do melhor brunch, dada a consolidação desse estilo de refeição na cidade, e a novíssima categoria Oriente Médio, de lugares que servem delícias da região. E, novamente, comidinhas premia o(a) confeiteiro(a) do ano, entre eles concorrem Marilia Zylbersztajn (Confeitaria Marilia Zylbersztajn), Pedro Frade (Vila Anália Pâtisserie) e Vivianne Wakuda (Vivianne Wakuda Pâtissière)./

Não perca tempo, a votação do leitor ficará aberta até o dia 14 de outubro. Escolha seu favorito no site da Vejinha:

Continua após a publicidade

Para votar em restaurantes, clique aqui.

Para votar em bares, clique aqui.

Para votar em endereços de comidinhas, clique aqui.

 

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de setembro de 2022, edição nº 2808

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.