Cannoli como na Sicília
Alexandre Leggieri é um apaixonado por cannoli desde a infância. Embora o doce seja um dos orgulhos culinários da Sicília, ele aprendeu a fazer a guloseima com a avó, nascida em Salerno, cidade ao sul da Itália, na região da Campânia. Eu já havia comentado o bom trabalho de Leggieri aqui no blog, no post Canudos […]
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=D7Wgn6xuyTc?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Alexandre Leggieri é um apaixonado por cannoli desde a infância. Embora o doce seja um dos orgulhos culinários da Sicília, ele aprendeu a fazer a guloseima com a avó, nascida em Salerno, cidade ao sul da Itália, na região da Campânia. Eu já havia comentado o bom trabalho de Leggieri aqui no blog, no post Canudos sicilianos.
O confeiteiro, que preparava a receita em sua casa para atender restaurantes como o Zena Caffè, abriu a Cannoleira Casa di Dante nos fundos do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, como conta a repórter Helena Galante na crítica de Comidinhas desta semana.
Nesse novo espaço, um quiosque com seis pequenas mesas ao ar livre, ele oferece também a sfogliatella, um doce de massa laminada e recheada de ricota com frutas cristalizadas como os cannoli. A sfogliatella, encontrada em toda a Campânia, teria sua origem em Salerno, de onde veio a família de Leggieri.
Para a boquinha ficar completa, o cardápio traz sanduíches feitos na ciabatta e um expresso tirado com categoria.
O cannolo ou os cannoli podem ser provados também no restaurante Taormina, onde chegam para acompanhar o café, e na confeitaria Flavio Federico Dolci, eleita a número 1 da cidade pela edição especial “Comer & Beber”.
+ Aprenda a fazer o tiramisu original. É bico!
+ Receita: cheesecake de Nutella
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.