Comer & Beber 2022: Notiê – Priceless leva o título de melhor brasileiro
Na cobertura do histórico prédio do Shopping Light, o novato restaurante serve esplêndidas receitas de inspiração amazônica
No cardápio do premiado Notiê, também finalista em estreia do ano, desenha-se um Brasil infinito e particular. O paraibano Onildo Rocha, escolhido o chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2022/2023, retrata cidades, estados, regiões, biomas. Não só.
O cozinheiro aplica com precisão técnicas culinárias de outros países, em especial da França. Precioso e preciso, o resultado está reunido no menu degustação Amazônia, em cartaz no salão na cobertura do Shopping Light, onde está ainda o ótimo restaurante à la carte Abaru, que completa o complexo Priceless.
+ Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição
Depois de subir por elevadores quase centenários, chega-se a um salão moderno com o teto pintado pela artista indígena Duhigó Tukano, onde se saboreiam receitas que surgiram depois de uma viagem de Rocha à Região Norte. Além de pitacos da própria Duhigó, ele contou com a consultoria das chefs Débora Shornik, do Caxiri, e Clarinda Ramos, representante sateré-maué e dona do primeiro estabelecimento de comida indígena do país, o Biatüwi, ambos em Manaus.
Reunidas em uma degustação em dez etapas (R$ 390,00), as pequenas porções beiram o sublime — há, ainda, uma versão de cinco etapas, por R$ 260,00. Começa com um trio de delicados petiscos (tela crocante de farinha de mandioca do Uarini recheada de taioba com priprioca, canoa de chia coberta de coalhada e pó cariru, a beldroega moída, e croquete preto de carvão ativado recheado de queijo do Marajó), arubé (salada fria de caranguejo e palmito pupunha em fios coberto por creme de mandioca picante e pimenta de cheiro), jambu (guioza de camarão de rio ao molho rôti de galinha adocicado como um ponzu e um espetacular tempurá de jambu), açaí (molho mole da fruta amazônica com filhote empanado num mandiopã com ervas e picles de vitória-régia) e tucupi (canelone de pato no caldo de tucupi com óleo de chicória-do-pará levemente gratinado com queijo do Marajó).
+ Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores
Capítulo à parte, as sobremesas do jovem confeiteiro Pedro Nóbrega, 22, também são obras de arte. Uma delas: bombom de tucupi preto e macadâmia envolto em camarãozinho seco aviú.
Notiê
Rua Formosa, 157 (cobertura, com entrada pelo subsolo do Shopping Light), telefone 2853- 0373
Das 19h até 23h (fecha domingo a quarta)
Abaru, das 12h até 23h (fecha segunda)
Tem acessibilidade
priceless.com/saopaulorestaurante
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de novembro de 2022, edição nº 2814
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma