A Casa do Porco Bar está entre os 10 melhores restaurantes do mundo
Comandado pelo casal Jefferson e Janaína Rueda e especializado em pratos de carne suína, o estabelecimento é número 7 do planeta pelo ranking 50 Best
Mais uma vez o Brasil aparece entre os 10 melhores restaurantes do mundo no ranking 50 Best Restaurants. O lugar que por anos foi ocupado pelo D.O.M., de Alex Atala, agora pertence ao A Casa do Porco Bar. A singularidade nesse caso é que se trata de um restaurante que investe em um ingrediente único como estrela do cardápio: a carne de porco. Mais recentemente incluiu uma versão de sua degustação com produtos vegetarianos. Outro avanço.
À frente da cozinha premiada sempre esteve um profissional notável: Jefferson Rueda, eleito chef do ano por VEJA SÃO PAULO em 2013, quando ainda trabalhava no extinto Attimo. Há dois anos, Jefferson vem se dedicando ao Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo (SP), de onde vem insumos usados no restaurante. E Janaína Rueda, sócia e mulher dele, passou a assinar os caprichados menus degustação que convivem com os pratos do cardápio, criados por Jeffinho.
A Casa do Porco Bar é o sétimo do mundo – saltou 10 posições em relação ano anterior. Na apresentação do mestre de cerimônia, que anunciou alguns dos restaurantes mais caros do planeta, o representante paulistano foi considerado inclusivo. Sim, além de tudo o estabelecimento localizado no centro de São Paulo pertinho da Praça da República, tem preços muito razoáveis.
Falei com Jefferson poucos minutos depois da premiação em Londres. “Mais um ano estamos aqui no prêmio, representando o nosso país. Subimos na lista, mas o número não importa. O importante é estar entre os 50. Queremos mais restaurantes brasileiros aqui”, diz o chef. “A Casa do Porco está comemorando 7 anos em 12 de outubro, e é uma alegria estar em sétimo lugar. A nossa responsabilidade só aumenta. Agora é curtir o momento.”
Janaína também se mostrou radiante. “Cuidamos de todo o processo. Fazemos a criação e produção de nossos ingredientes orgânicos em nosso sítio. Temos uma equipe que acredita muito no nosso trabalho.”
Outro restaurante brasileiro, o ótimo Oteque, no Rio de Janeiro, aparece na 47 ª posição.
Mais uma vez, um restaurante dinamarquês, como já havia acontecido em algumas ocasiões com o Noma, é número 1 do mundo. Agora, o título vai para o Geranium, em Copenhage.
Confira a lista dos top 10:
1. Geranium, em Copenhage
2. Central, em Lima
3. Disfrutar, em Barcelona
4. Diverxo, em Madri
5. Pujol, na Cidade do Mexico
6. Asador Etxebarri, em Atxondo
7. A Casa do Porco Bar, em São Paulo
8. Lido 84, em Gardone Riviera
9. Quintonil, na Cidade do Mexico
10. Le Calandre, em Rubano
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma