Viaduto Plínio de Queiroz é liberado pra carros
O acesso havia sido proibido para carros em novembro de 2015 e parcialmente liberado em janeiro deste ano
Foi liberado nesta sexta-feira (31) o acesso de carros ao Viaduto Doutor Plínio de Queiroz, na Avenida Nove de Julho, região central da cidade. A mudança foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A faixa exclusiva de ônibus à direita permanecerá funcionando.
O trânsito de veículos havia sido limitado aos ônibus e táxis (fora do horário de pico) em novembro de 2015 e parcialmente liberado em janeiro deste ano, para carros com mais de um passageiro.
A decisão foi tomada após análises de campo apontarem que “o viaduto encontra-se ocioso na maior parte do dia, enquanto o trânsito nas laterais e no entorno da Praça 14 Bis é prejudicado”, disse a CET, por meio de nota. E que, no período em que o viaduto foi aberto para carro compartilhado, não houve prejuízo no desempenho do transporte coletivo.
Segundo a CET, desde janeiro o tráfego passou de 332 carros por hora para 879 carros por hora, no sentido Centro, no pico da manhã, e de 170 carros por hora para 595 carros por hora, no sentido bairro, no pico da tarde.
Com a mudança, agentes permanecerão no local para orientar os motoristas de carros e de ônibus.