Trem entre São Paulo e Campinas: confira os detalhes do projeto bilionário
Leilão que aconteceu nesta quinta-feira (29) concedeu ao consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos a licitação de operação do serviço
 
							O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, será construído e operado pelo consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos, que venceu o leilão realizado nesta quinta-feira (29).
A empresa, união da chinesa CRRC e da brasileira Comporte, foi a única a apresentar uma proposta. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em contrato de 30 anos — o aporte do governo estadual será de R$ 8,98 bilhões.
O que está previsto no projeto?
O edital abrange três serviços: o Trem Intercidades (TIC), que irá ligar a cidade de Campinas com a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital paulista; o Trem Intermetropolitano (TIM), que vai atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas; e a operação da Linha 7-Rubi, do Brás a Jundiaí, hoje feita pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Como irá funcionar o trem que liga São Paulo a Campinas?
Em trecho de 101 quilômetros de extensão, o serviço expresso vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí.
A previsão é de 64 minutos de viagem, com capacidade para transportar até 860 passageiros. Segundo o governo estadual, será o trem mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h.
 
    + Entenda o projeto bilionário do túnel que ligará Santos ao Guarujá
Como irá funcionar o serviço TIM (Trem Intermetropolitano)?
Diferente do TIC, que será expresso, o TIM terá paradas nas estações de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Serão sete novos trens, em percurso de 44 km e tempo de deslocamento estimado de 33 minutos.
O serviço terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2 048 passageiros em cada veículo.
Quanto vai custar a passagem do trem para Campinas?
O edital prevê valor máximo de 64 reais para o serviço expresso entre São Paulo e Campinas, com reajuste anual pela inflação. Já o transporte intermetropolitano está previsto para custar 14,05 reais.
Quando o trem para Campinas será inaugurado?
De acordo com o edital, a previsão é que o Trem Intercidades (TIC) fique pronto em 2031, e o Trem Intermetropolitano (TIM) em 2029.
 Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo
Parque aquático em SP é um dos mais visitados do mundo Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’
Largo da Batata terá festival gratuito de Halloween com ‘Noite do Terror’ Alta performance para a gastronomia profissional
Alta performance para a gastronomia profissional Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda
Fiesta de Día de Muertos: confira programação de evento mexicano na Barra Funda Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo
Sesc Parque Dom Pedro II vence um dos maiores prêmios de arquitetura do mundo 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





