Governo de SP lança edital para trem de São Paulo a Campinas
Projeto também prevê concessão da Linha 7-Rubi da CPTM para o setor privado; veja valor das passagens
O governo de São Paulo apresentou no sábado (7) o edital do projeto que liga São Paulo e Campinas por trens, projeto de 13,5 bilhões de reais, chamado de Trem Intercidades Eixo Norte.
+ Paulistana Tamara Klink é primeira brasileira a navegar o Ártico sozinha
O edital contempla três iniciativas: o trem que deve ligar a capital paulista até Campinas por linha férrea, um trem intermetropolitano com estações em Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas e a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM.
A estimativa do governo é de que o trem que ligará São Paulo até Campinas tenha passagens que custem no máximo 64 reais em uma viagem que deve durar 64 minutos. Já o trem que ligará diversas cidades da região de Jundiaí e Campinas deve custar até 14,05 reais aos passageiros.
A Linha 7-Rubi, quando concedida, deve seguir a tarifa pública vigente, atualmente em 4,40 reais. Atualmente a 7-Rubi liga a estação da Luz até Jundiaí. Segundo o governo, a concessionária vai operar a partir da estação Barra Funda até Jundiaí, em 17 estações.
Segundo o governo, o “empreendimento irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10 500 empregos, diretos e indiretos”.
O edital foi apresentado no sábado, em Campinas, com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). O leilão está marcado para 29 de fevereiro de 2024. “O Trem Intercidades vai oferecer conforto, velocidade, fomentar a economia local e descomprimir o intenso movimento do sistema Anhanguera-Bandeirantes”, disse Tarcísio de Freitas.