Entenda o projeto bilionário do túnel que ligará Santos ao Guarujá
Obra foi anunciada em parceria entre os governos estadual e federal, e será o primeiro trajeto imerso da América Latina
O projeto do túnel Santos-Guarujá foi anunciado nesta sexta-feira (2), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), em evento de aniversário do Porto de Santos.
Com investimento previsto de R$ 5,9 bilhões, a ligação é uma demanda antiga e pode se tornar o primeiro túnel imerso da América Latina.
A obra será custeada em R$ 5,1 bilhões pelos governos estadual e federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o valor restante será executado via parceria público-privada (PPP).
Como será o túnel Santos-Guarujá
O trajeto terá uma extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel de 870 metros, que passará por baixo do canal portuário. O trecho irá ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O projeto prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável para receber o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O tempo de travessia será de aproximadamente 90 segundos.
A expectativa é que o novo percurso reduza o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e a balsa, liberando o canal para uso prioritário de navios.
Segundo o Governo de São Paulo, a consulta pública do projeto deve ser lançada em março, e a expectativa é que o leilão seja realizado ainda neste ano e que as obras se iniciem em 2025.