Conselho decide sobre regras de tombamento da praça Vilaboim
Escritório de arquitetura pedia autorização para construção de prédios mais altos na região
O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) manteve nesta segunda-feira (9) as regras de tombamento da praça Vilaboim, em Higienópolis, bairro nobre do centro da capital.
A decisão descarta de vez um recurso aberto por um escritório de arquitetura que pedia alterações nas normas propostas pelo conselho. O escritório defendia as mudanças para permitir a construção de prédios de nove andares na vizinhança. Pela legislação atual, o limite é de dois pisos.
Em um primeiro momento, o Conpresp indeferiu o recurso do escritório de arquitetura. Em fevereiro, porém, o conselho recuou, provocando uma mobilização dos moradores de Higienópolis, que fizeram um abaixo-assinado.
A manutenção das regras de tombamento foram confirmadas pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultural, pasta à qual o Conpresp está vinculado.
“A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) são favoráveis à manutenção do tombamento, como já havia sido publicamente defendido”, diz a nota enviada pela secretaria. “Também os conselheiros vinculados às secretarias municipais com assento no Conpresp votaram pela manutenção.”
+ OUÇA O PODCAST #SPsonha
Os 10 melhores filmes de 2025
Réveillon da Avenida Paulista 2026: confira a programação completa
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Calendário 2026: confira os feriados e datas facultativas
5 restaurantes que ficam abertos em São Paulo entre o Natal e o Ano-Novo





