Tarcísio afirma que conta de água vai subir após privatização da Sabesp
Governador de São Paulo falou sobre aumento tarifário em evento nesta segunda-feira (11)
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou na segunda-feira (11) que a tarifa cobrada pela Sabesp aumentará. A declaração foi realizada em um evento promovido pela XP Investimentos, menos de uma semana após a Alesp aprovar o projeto de lei que viabilizou a privatização da companhia.
“A tarifa da Sabesp, hoje, vai subir ao longo do tempo. O que a gente garante é nessa operação é que ela vai subir num valor menor”, disse Tarcísio, de acordo com o Metrópoles.
A redução da tarifa é um dos principais argumentos da gestão estadual para a venda da empresa. Na sexta-feira (8), data em que Tarcísio de Freitas sancionou o PL de privatização, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) chegou a publicar uma nota que reafirmava o compromisso.
“As novas regras para revisões tarifárias da companhia começarão a ser delineadas, seguindo um modelo estruturado que busca equilibrar tarifas acessíveis e estimular novos investimentos”, declarou a pasta.
Os deputados estaduais aprovaram a medida com um placar de 62 votos favoráveis e um contrário, em uma sessão marcada por tensões. O projeto prevê a redução da participação do governo na empresa de 50,3% para um controle entre 15% e 30%. Outro objetivo é antecipar a universalização do serviço de 2033 para 2029.