Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Deputados estaduais aprovam privatização da Sabesp

Votação aconteceu nesta quarta-feira (6) e teve placar de 62 contra 1

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 dez 2023, 21h45 - Publicado em 6 dez 2023, 20h58

Após 3 horas de sessão, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (6) a privatização da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Sabesp.

A contagem final dos votos foi de 62 votos a favor, ante 1 contrário (devido ao boicote da oposição à votação). Agora, o texto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A sessão no começo desta noite foi marcada por tumulto e confusão. A PM usou spray de pimenta e cassetetes para reprimir manifestantes contrários que acompanhavam a votação.

A votação chegou a ser suspensa e as galerias, esvaziadas, após ordem da presidência da assembleia. Quando retomada, as galerias foram reabertas e os parlamentares contrários se retiraram.

Prioridade da gestão estadual, a medida determina a diminuição da participação do governo na empresa, atualmente em 50,3%. O novo percentual ainda não foi definido e Tarcísio prevê um controle entre 15% e 30%.

Continua após a publicidade

Os principais argumentos do governo para negociar a Sabesp são que o valor da conta de água deverá reduzir para toda a população, principalmente para a mais vulnerável, além de aumento do alcance do serviço, antecipando a universalização do sistema em quatro anos (de 2033 para 2029). A escolha de empresas para executar obras da Sabesp também seria mais rápida, sem a necessidade de licitação, e a opção poderia sr pela melhor tecnologia em cada caso, não apenas pelo preço mais baixo.

O projeto também prevê um adicional de 10 bilhões de reais no plano de investimento até 2023, atualmente na casa dos 56 bilhões de reais.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.