Procon-SP notifica Itaú após falhas registradas nesta quinta (3)
Clientes relataram contas zeradas, saques e entradas desconhecidas; segundo banco, situação foi normalizada
O Procon-SP notificou o Grupo Itaú após as instabilidades registradas no acesso aos serviços bancários da instituição nesta quinta-feira (3). Nas redes sociais, o nome do banco alcançou os assuntos mais comentados do Twitter, com centenas de consumidores relatando problemas com o saldo, sem conseguirem acessoar o aplicativo, pagarem contas, o aparecimento de transações não reconhecidas, entre outros problemas.
Segundo o Procon, o Itaú deve esclarecer quando constatou o problema; qual a previsão de regularização; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados da empresa foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.
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A instituição também solicitou o número de consumidores que foram afetados pela falha, se transações e operações ainda estão comprometidas e quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa.
“O Procon-SP também pede explicações sobre como o consumidor poderá exercer direitos como contestação de saques, pagamento de encargos por falta de pagamento de débitos, por conta de falta de acesso à conta e demais demandas decorrentes da indisponibilidade do sistema. Além de informações sobre quais canais alternativos foram disponibilizados”, diz a entidade.
Os esclarecimentos deverão ser prestados até o dia 7 de março. Segundo o órgão, valores depositados indevidamente em decorrência da falha no site e app do Itaú não devem ser utilizados pelos clientes e deverão ser devolvidos.