Continua após publicidade

Livro da Pinacoteca ressalta importância das coleções de museus

Dezesseis historiadores e críticos de arte assinam ensaios focados em trabalhos emblemáticos do museu da Luz

Por Jonas Lopes
Atualizado em 27 dez 2016, 20h46 - Publicado em 25 mar 2010, 19h49

Ao pensarmos no Museu do Prado, em Madri, e no Louvre, em Paris, logo os associamos, respectivamente, a pinturas como ‘As Meninas’, de Diego Velázquez, e ‘Mona Lisa’, de Leonardo da Vinci. Até mais do que as mostras temporárias, as obras do acervo permanente atraem visitantes e ajudam a formar a identidade das instituições. Com lançamento previsto para este sábado (27), o livro Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo (Imprensa Oficial e Cosac Naify; 240 páginas; 60 reais) estimula o debate sobre a relevância das coleções dos mais importantes museus da cidade. Dezesseis historiadores e críticos de arte assinam ensaios focados em trabalhos emblemáticos do museu da Luz. “Nossa intenção é estabelecer uma revisão crítica da arte brasileira”, afirma o diretor da Pinacoteca, Marcelo Araújo. “Instigar reflexões como essa é uma função básica de qualquer espaço cultural público.” Confira a seguir o que há de melhor para ver em quatro endereços.

1/8
Museu conta com cerca de 10 000 obras, se forem contabilizados os conjuntos que antes pertenciam a Edemar Cid Ferreira, Naji Nahas e Juan Carlos Abadía ( / Acervo do Museu de Arte Contemporânea)
2/8
Além de mostras temporárias, 121 obras da Fundação Nemirovsky cedidas em comodato ao governo do estado e exibidas no 1º andar do museu ( / Acervo da Estação Pinacoteca)
3/8
A coleção reúne 7 600 obras de alguns dos mais importantes nomes da história da arte, caso de Rafael, Goya, El Greco e Van Gogh ( / Acervo do Masp)
4/8
Todo o 2º andar do edifício projetado por Ramos de Azevedo e Domiciano Ross é dedicado à história da arte do país nos últimos 200 anos ( / Acervo da Pinacoteca do Estado)
7/8
Localizado em frente ao Parque do Ibirapuera (é só atravessar uma ponte para chegar até o museu), o MAC tem oito andares de exposições de longa duração. Com uma das coleções mais importantes do país, o museu fica localizado no prédio do antigo Detran. Não deixe de conferir o terraço do oitavo andar, que tem […] ( / Museu de Arte Contemporânea (MAC))
8/8
A instituição fica no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (o Deops). ( / Estação Pinacoteca)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.