Morre de Covid-19 idosa que criou varal solidário de máscaras para doação
Maria Ruiz Vertuan estava esperançosa com a chegada da vacina, mas acabou se infectando e não resistiu
A costureira Maria Ruiz Vertuan, 72, perdeu seu trabalho durante a pandemia e, para ocupar seu tempo, havia decidido ajudar pessoas que não tinham condições financeiras de comprar a proteção facial.
A idosa expunha as máscaras costuradas por ela mesma em seu portão em um bairro de Jaú, no interior de São Paulo, e as colocava à disposição de qualquer pedestre desde maio do ano passado.
De acordo com o filho de Maria, Carlos Roberto Vertuan, 46, a mãe contraiu Covid-19, teve evolução rápida da doença e acabou falecendo na última terça-feira (26), menos de uma semana após apresentar os primeiros sintomas.
“Desde que começou essa pandemia minha mãe ficava só com a gente, eu, minha esposa e minha filha, que moramos ao lado. Ela não saía para quase nada, apenas para ir ao médico, a uma farmácia. Não acreditamos que aconteceu com a gente”, disse o filho em entrevista ao G1.
“Ela sempre falava da vacina, agora que começou a chegar ela estava esperançosa, sempre repetindo pra sua neta frases como ‘logo tô vacinada’. Mas não deu tempo”, lamenta.
Maria trabalhava desde os 12 anos como costureira e produzia entre 30 a 40 máscaras de tecido por dia para serem doadas.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90