Histórias do ABC: curiosidades sobre a região

Reduto da indústria automobilística e do movimento sindical, a área também coleciona acontecimentos curiosos e até histórias mal-assombradas

Pioneira da fé

Inaugurada em 1812 na então Vila de São Bernardo, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi aprimeira igreja do Grande ABC. E, durante mais de 100 anos, reinou solitária, congregando os católicos de praticamente toda a região. Em 1943, tornou-se a matriz da cidade sob o comando do padre Jeronimo Angeli.

+ A história do castelinho do amor

Ponto de partida

Localizado na Praça do IV Centenário, ao lado do Paço Municipal, o Marco Zero de Santo André foi erguido em 2011, no 458º aniversário da cidade. Ele é representado por uma escultura abstrata, produzida com aço pelo artista japonês Masumi Tsuchimoto. Serve como referência para definir a numeração das casas e medir a distância até outros municípios.

Hollywood brasileira

Cena de O Cangaceiro, de 1953Cena de O Cangaceiro, de 1953

 (/)

A Companhia Vera Cruz produziu alguns dos maiores clássicos do cinema nacional (veja exemplos abaixo). Fundada em 1949 em São Bernardo do Campo, ela teve seu auge nos anos 50.

Caiçara(1950): retrata o conturbado relacionamento de um casal em uma aldeia de pescadores.

Tico-tico no Fubá (1952): biografia romanceada do músico Zequinha de Abreu, com Anselmo Duarte e Tônia Carrero.

Sai da Frente (1952): primeiro filme de Mazzaropi, é uma comédia sobre as confusões de um caminhoneiro.

+ Sete razões para visitar o Salão do Automóvel

Motor do país

A primeira indústria de veículos a se instalar na região foi a General Motors, em 1930, em São Caetano do Sul — aberta até hoje, ela é a mais longeva do setor no Brasil. O ABC consolidaria sua vocação de principal centro automobilístico do país a partir dos anos 50, com a vinda da Mercedes-Benz, em 1956, e da Volkswagen, em 1959, ambas em São Bernardo do Campo. Em 1967, foi a vez da Ford de desembarcar por ali.

Fantasmas do exterior 

Réplica do relógio Big Ben, de Londres, na estação ferroviária da vila de ParanaRéplica do relógio Big Ben, de Londres, na estação ferroviária da vila de Parana

 (/)

Erguida no século XIX em Santo André como uma vila para os trabalhadores da companhia São Paulo Railway, especializada em transporte ferroviário, Paranapiacaba mantém até hoje traços que remetem à arquitetura inglesa. Conhecida por sua espessa neblina, a região também é famosa por provocar calafrios em moradores e visitantes. Segundo relatos, quem circula à noite pelas plataformas da antiga estação, inaugurada em 1874, costuma ouvir os gritos de funcionários que morreram durante sua construção. No ano passado, um grupo de arqueólogos da USP encontrou registros de ocupação indígena no local.

Na telinha

Miriam Mehler e Francisco Cuoco na novela _Redenção_, da TV ExcelsiorMiriam Mehler e Francisco Cuoco na novela _Redenção_, da TV Excelsior

 (/)

São Bernardo também foi cenário para a novela mais longeva do Brasil. Produzida pela extinta TV Excelsior, Redenção foi exibida entre 1966 e 1968. A trama retrata a história de um jovem médico, interpretado por Francisco Cuoco, que desperta a paixão em três mulheres.

República dos trabalhadores

Assembleia dos metalurgicos do ABC, no Estádio de Vila EuclidesAssembleia dos metalurgicos do ABC, no Estádio de Vila Euclides

 (/)

Como consequência da profusão de fábricas, o ABC tornou-se o berço do movimento sindical. Os protestos começaram em 1978, com reivindicação por melhores salários. Em 1980, ocorreu a “greve dos 41 dias”, quando operários se reuniram no Estádio da Vila Euclides para ouvir o discurso do então líder dos metalúrgicos, Luiz Inácio Lula da Silva.

O fim do frango 

Frango com polenta restauranteFrango com polenta restaurante

 (/)

Pioneira da “rota do frango com polenta” — sucessão de restaurantes especializados no prato localizados na Avenida Maria Servidei Demarchi, em São Bernardo do Campo —, a matriz do tradicional São Judas Tadeu fechou as portas em janeiro deste ano. Inaugurada em 1949, a casa espalhava-se por uma área de16 000 metros quadrados e tinha capacidade para 4 000 clientes, o que a tornava a segunda maior do país. Até 2014, chegou a preparar mais de 1 tonelada da ave por semana. Hoje, a marca atua com franquias e serviço de delivery.

+ A vila operária do início do século XX escondida no Bom Retiro

Lago artificial 

Construída na década de 20 entre São Paulo e São Bernardo do Campo, a Represa Billings nasceu após a reversão do curso do Rio Pinheiros, que até então fluía para o norte, em direção ao Tietê. Confira abaixo alguns números a seu respeito:

– 1,2 bilhão de metros cúbicos de água

– 700 metros de queda livre da Serra do Mar

– 800 toneladas de esgoto despejadas por dia

Império

No início do século XX, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo instalaram um braço de sua gigante operação no bairro da Fundação, em São Caetano do Sul, para a fabricação de produtos químicos. Nos anos seguintes, o negócio trouxe desenvolvimento e tornou-se referência para a região. Coma concorrência de empresas estrangeiras, a planta foi fechada na década de 80. Os galpões foram demolidos e constatou-se que o terreno estava contaminado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s