CNJ afasta desembargador que humilhou guarda; salário de 35 000 é mantido
"Não existe autoridade acima da lei e da Constituição", disse o ministro e relator do CNJ, Humberto Martins
O ministro Humberto Martins, corregedor-nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), votou a favor do início de um processo nesta terça-feira (25) para apurar a conduta do desembargador Eduardo Siqueira, que foi afastado temporariamente de suas funções. Ele continuará a receber o salário de R$ 35 400,00.
O desembargador foi flagrado em vídeo ofendendo e tentando intimidar um guarda civil municipal quando foi abordado por estar sem máscara na orla da Santos, litoral paulista, em julho deste ano. Nas imagens é possível identificar Siqueira chamando o guarda de “analfabeto”, rasgando a multa e jogando-a no chão antes de ir embora.
“São palavras que denotam autoritarismo, arrogância, prepotência, vaidade. E o magistrado tem que ser imbuído de três grandes qualidades: humildade, prudência e sabedoria. A sabedoria de saber que o limite dele é a lei e a Constituição. Não existe autoridade acima da lei e da Constituição”, afirmou Humberto Martins.
“Ele [o desembargador] não falou ali como cidadão, ele falou como autoridade superior, agiu com muita prepotência, com muita arrogância, com muito autoritarismo, fugindo às regras da boa convivência e das regras estabelecidas, em primeiro lugar à defesa da vida e da saúde”.
Em defesa, o desembargador alegou ao CNJ que foi vítima de uma “armação” na polêmica do vídeo compartilhado nas redes sociais. O advogado de Siqueira, José Eduardo Alckmin, disse ao G1 que “o magistrado é cardíaco e precisa ir à praia fazer caminhada por recomendação médica. E que o uso de máscara vem sendo questionado”.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo já foi alvo de 40 procedimentos de apuração disciplinar nos últimos 15 anos, mas todos os processos foram arquivados.
Concerto natalino na Praça Charles Miller terá Andrea Bocelli e Simone
Revo completa dois anos e redefine a mobilidade aérea em São Paulo
“Tremembé”: O que se sabe sobre a situação atual de Sandrão?
Festival coreano leva show de luzes e gastronomia asiática ao Largo da Batata, em SP
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





