Continua após publicidade

Charles III faz primeiro discurso como rei: ‘Vou servir com lealdade’

“Os deveres e os papéis da monarquia permanecem, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana”, disse o novo monarca

Por Redação VEJA São Paulo
Atualizado em 27 Maio 2024, 21h33 - Publicado em 9 set 2022, 15h18

Após a morte da rainha Elizabeth II, seu primogênito, Charles III, assumiu o trono da monarquia inglesa e fez nesta sexta-feira (9) seu primeiro discurso como rei. A fala teve a duração de 10 minutos e foi gravada antecipadamente.

+ As últimas horas da rainha Elizabeth II

“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações”, disse, lamentando a morte da mãe.

Ele também deu o tom do que o povo britânico pode esperar de seu governo: “Os deveres e os papéis da monarquia permanecem, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana”. “Eu vou tentar servir com lealdade, respeito e amor”, completou, dizendo que vai ter a mãe como exemplo.

Continua após a publicidade

“Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas.”

Charles ainda citou a esposa, Camilla, que se tornou rainha consorte, e o filho William, que assumiu como príncipe de Gales, ao lado de sua mulher, Kate, que virou princesa. “Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”, acrescentou o rei, ao mencionar o outro filho.

Ele finalizou o discurso agradecendo o apoio e as condolências neste momento difícil. “Para minha querida mãe, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência.”

Continua após a publicidade

+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.