Continua após publicidade

Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morre aos 96 anos

Ela foi a pessoa a ocupar mais tempo o cargo de rainha no Reino Unido; Príncipe Charles assumirá o posto

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 set 2022, 14h34

A rainha Elizabeth II, do Reino Unido, morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos. Ela foi a mais longeva rainha do Reino Unido e da Commonwealth britânica (grupo de países que reúne as ex-colônias britânicas), ocupando a posição por 70 anos. A informação foi divulgada em nota do Palácio de Buckingham.

“A rainha morreu em paz no Palácio de Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte vão permanecer em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, diz a nota.

O príncipe Charles, primogênito da rainha, será o novo rei do Reino Unido, aos 73 anos. Seu filho, o príncipe William, é o próximo na linha de sucessão.

Elizabeth estava no Palácio de Balmoral, na Escócia, residência de férias da família real britânica, desde 21 de julho. Na manhã desta quinta, sua família havia sido convocada para ir até o local por conta do estado de saúde dela.

Continua após a publicidade

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926, e foi a primeira filha do Rei Jorge VI e Rainha Elizabeth I. Seu pai foi coroado rei em 1936, após seu irmão, o rei Eduardo VIII, ter abdicado do trono. Elizabeth tornou-se rainha em 1952, quando tinha 25 anos, após a morte de seu pai.

Em fevereiro de 2022, ela comemorou 70 anos de reinado, marcando o Jubileu de Platina.  Ela se casou em 1947 com o príncipe Phillip, com quem ficou até 2021, quando ele morreu. Eles tiveram quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Elizabeth tinha apenas uma irmã, a princesa Margareth (que morreu em 2002).

Visita ao Masp

A rainha tem uma história com os paulistanos: em 7 de novembro de 1968, ela compareceu à inauguração da sede do Masp na Avenida Paulista.

Continua após a publicidade

A presença da rainha se deu por ocasião de uma visita que ela já estava fazendo ao Brasil. Na instituição, ela se surpreendeu ao ver um quadro de Winston Churchill (1874-1965), importantíssima figura da política britânica e mundial, que foi contemporâneo de Elizabeth II e estava no poder à época do coroamento da monarca.

Rainha Elizabeth II no Masp: visita ilustre, cercada de uma comitiva
Rainha Elizabeth II no Masp: visita ilustre (Masp/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.