Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

CET quer ampliar faixa de motos para o corredor Norte-Sul

Trecho atual ocupa 5,5km da 23 de Maio; projeto de ampliação de Faixa Azul precisa de autorização do governo federal

Por Clayton Freitas Atualizado em 26 abr 2022, 17h32 - Publicado em 26 abr 2022, 17h24

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) protocolou um pedido no Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para implementar a Faixa Azul para motos na maior parte da extensão do corredor Norte-Sul.

+Furtos de veículos explodem na cidade de São Paulo e superam pré-pandemia

Se aprovada, a faixa irá da praça Campo de Bagatelle, na zona norte, e passará pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, 23 de Maio, Rubem Berta e Washington Luiz até perto da avenida Bandeirantes, no aeroporto de Congonhas, na zona sul.

Atualmente a Faixa Azul funciona em formato de projeto piloto da praça da Bandeira até o complexo Viário Jorge João Saad, no sentido Aeroporto da via, em 5,5km de extensão. A proposta para sua ampliação em cerca de 15km do corredor Norte-Sul deve ser avaliada em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) previsto para maio próximo.

+Infestação de ratos fecha Câmara de Vereadores de Guarulhos

Aberta em 25 de janeiro, o tráfego pela faixa não é obrigatório, já que se trata apenas uma indicação no solo. A escolha da 23 se dá pelo fato de ser passagem para 2 400 motos por hora. Além disso, oito em cada dez acidentes lá envolvem esses veículos.

Continua após a publicidade

Balanço de três meses da operação divulgado nesta terça-feira (26) pela CET indica que não foi registrado nenhum acidente com vítima grave ou mesmo mortes na área da faixa. Mesmo passado 90 dias após a sua abertura, 12% dos motociclistas não usam o trecho no horário de pico. Esse índice vem apresentando uma leve queda desde o primeiro mês de uso, quando 14% motociclistas preferiram rodar fora dela.

+Estado de São Paulo tem novos chefes das polícias Civil e Militar

Apenas dois acidentes foram anotados no mês de março na Faixa Azul. Fora da faixa, foram anotados oito acidentes. Em todos eles, os motoristas não sinalizaram com a seta a mudança de faixa, provocando as batidas.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Para entender e curtir o melhor de SP, Veja São Paulo. Assine e continue lendo.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo da VejaSP! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Resenhas dos melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo.

Receba semanalmente VejaSP impressa mais acesso imediato às edições digitais no App Veja, para celular e tablet.

a partir de R$ 19,90/mês