Continua após publicidade

Por dentro do bar secreto da CASACOR 2024, com operação do Guilhotina

Speakeasy com projeto assinado pelo arquiteto Rafa Zampini recebeu evento de lançamento de edição da Vejinha

Por Mattheus Goto e Saulo Yassuda
7 jun 2024, 06h00

Entre os setenta projetos arquitetônicos na nova edição da CASACOR, no Conjunto Nacional, esconde-se um bar. Com acesso por uma passagem oculta, o espaço de 120 metros quadrados fica fora do circuito da mostra aberto ao público geral e é exclusivo para eventos com convidados. A Vejinha conheceu o ambiente (leia mais ao fim do texto) e conta tudo sobre ele a seguir.

Quem assina o projeto é o arquiteto Rafa Zampini, partindo da premissa, ao desenhá-lo, de provocar sensações inusitadas. “Quando você vai com um amigo a um bar, há uma série de distrações boas, beber, conversar, e muitas vezes não se nota a arquitetura. Quis criar algo disruptivo, um lugar que surpreendesse as pessoas e aguçasse os sentidos”, afirma Zampini.

Um elemento usado para chamar atenção foi a predominância do verde-escuro. “A maioria dos bares tem a cor vermelha”, observa Zampini. Segundo o arquiteto, há duas inspirações artísticas para a estética: o cineasta Wes Anderson e o pintor Edward Hopper (1882-1967). “Foi um desafio usar as cores, então busquei apoio nestas referências, o Wes com seus cenários provocativos e o Hopper com suas paisagens misteriosas”, conta.

Para tratar do tema De Presente, o Agora, Zampini empregou peças carregadas de história. “São símbolos de ancestrais, meus pontos de força, de pessoas que já se foram mas continuam comigo”, comenta. Na entrada do bar, um cofre da terceira geração da família serve de decoração para receber os convidados.

Há também luvas de boxe espalhadas pelo ambiente, que remetem aos avós que praticavam a luta. “Eles lutaram para eu chegar até aqui e deixaram muita coisa para mim”, acrescenta. “Em relação ao agora, o que quero é que as pessoas valorizem o presente, se desliguem do celular e dos problemas.”

Continua após a publicidade

Uma parte essencial do DNA do seu trabalho, o projeto luminotécnico dimerizável, oferece diferentes ambientações para o bar, desde uma atmosfera mais intimista, como para um show de jazz, até algo mais animado, se for o caso de uma pista de dança com DJ. O mobiliário, todo desenhado por Zampini, é giratório e foi pensado para assumir as diversas configurações.

Drinques do Guilhotina Bar
Drinques do Guilhotina Bar (Flavio Florido/Veja SP)
Petiscos do Guilhotina, como as ostras
Petiscos do Guilhotina, como as ostras (Flavio Florido/Veja SP)

Quem cuida da operação é o Guilhotina Bar, ponto de agito em Pinheiros, com carta de drinques do experiente Alê D’Agostino e receitas de aperitivos do chef Thiago Cerqueira.

Nas poltronas e sofás confortáveis do bar secreto da CASACOR, amparados por mesinhas baixas com pequenas luminárias sobre elas, o público pode beliscar ostras na concha de vieira e steak tartare com chips de batata junto de um repo man old fashioned, coquetel de tequila, bourbon, fernet, xarope de açúcar e bitter, ou de um the crown, com uísque, saquê e jerez. As receitas são exclusivas do speakeasy, mas há clássicos também, como negroni.

Continua após a publicidade

A CASACOR segue em cartaz até 28 de julho no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.

Coquetel especial

Para celebrar a edição especial da revista, com a reportagem de capa com estilistas que desenvolvem a moda autoral na cidade, a Vejinha realizou, no último dia 29 de maio, um coquetel para convidados no bar secreto da CASACOR. A noite, regada a drinques e petiscos, teve a presença de jornalistas, arquitetos e fashionistas.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.