Continua após publicidade

Alesp aprova processo que pode culminar na cassação de Arthur do Val

Foram 21 representações contra o deputado após falas sexistas contra mulheres ucranianas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 mar 2022, 12h24

O deputado Arthur do Val (sem partido) pode ser cassado após o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp aceitar as representações contra ele. A decisão foi aceita por unanimidade em reunião na manhã desta sexta-feira (18).

Ao todo, foram apresentadas 21 representações que pedem a cassação do mandato de Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, por quebra de decoro parlamentar. No dia 4 de março, falas sexistas do deputado contra mulheres ucranianas foram vazadas na internet.

A defesa de Arthur do Val diz que ele não pode ser punido porque os áudios foram vazados de forma indevida e que as conversas eram privadas. Também afirma que o deputado não estava no Brasil e, por isso, há “extraterritorialidade do ato supostamente ilícito praticado”.

+ Isolado e cancelado: Arthur do Val fica sem apoio

“É juridicamente impossível o pedido de perda de mandato de parlamentar licenciado, uma vez que as normas regimentais preveem que a quebra de decoro parlamentar somente se dá ‘no desempenho do mandato’”, declarou a defesa.

Continua após a publicidade

Arthur terá um novo prazo, de cinco dias, para apresentar defesa de mérito. Depois, será definido o relator que irá formular um parecer a ser votado pelo colegiado. A relatoria deve ficar a cargo do deputado Delegado Olim (PP), segundo a presidente do conselho, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB).

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.