Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Pudim de leite

Receita da chef Talitha Barros, do Sinhá + Saiba quais são os 10 melhores pudins de leite da cidade (rende doze fatias) Ingredientes Para a calda 500g de açúcar 500 ml de água Para o pudim 6 ovos 800 ml de leite 3 latas de leite condensado Modo de preparar Calda Sem mexer, cozinhe em […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h57 - Publicado em 8 out 2011, 01h28

Em apresentação clássica: sedoso e com calda na medida (Foto: Arnaldo Lorençato)

Receita da chef Talitha Barros, do Sinhá

+ Saiba quais são os 10 melhores pudins de leite da cidade

(rende doze fatias)

Ingredientes

Para a calda
500g de açúcar
500 ml de água

Continua após a publicidade

Para o pudim
6 ovos
800 ml de leite
3 latas de leite condensado

Modo de preparar

Calda
Sem mexer, cozinhe em fogo bem baixo o açúcar e a água por cerca de 20 minutos, sem mexer. Despeje a calda na forma de modo uniforme. Deixe esfriar.

Pudim
Bata no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado, por 15 segundos. Repita a operação por 6 vezes, coando a mistura em peneira fina entre cada batida. Distribua a mistura em forma grande (24 cm de diâmetro) com buraco no centro, por cima do caramelo. Cubra com papel-alumínio. Em uma assadeira retangular comum, coloque água fervente e acomode ali a forma do pudim. Mantenha a água do banho-maria na altura da metade da forma do pudim para ela não entre no doce durante o cozimento. Asse no forno 160°C por 30 minutos. Armazene em geladeira por 24h antes de servir.

Dicas da chef:

1. Para obter a consistência ideal, bata o leite condensado, leite e ovos no liquidificador seis vezes e por 15 segundos cada uma. É necessário coar numa peneira a cada processada no liquidificador. Com esse procedimento, o pudim ganha brilho de flã porque a gordura fica bem emulsionada, com homogeneidade de todos os ingredientes.

2. Use sempre açúcar e água na mesma proporção para fazer a calda. Depois de colocar na panela, não mexa para não açucarar. Desligue o fogo quando a calda está com a cor de guaraná. Como o açúcar fica muito quente e continua cozinhado, atingirá cor âmbar naturalmente sem ficar com gosto de queimado.

3. As temperaturas altas estão proibidas porque aceleram o cozimento dos ovos e o pudim fica cheio de furinhos. Mantenha o forno a 160º C.

4. Depois de colocar o líquido na forma, deixe descansar por 15 minutos antes de por para assar.

5. Deixe o pudim 24 horas na geladeira. Evita-se assim que desabe. Para garantir que não prenda nas bordas da forma, passe uma faca sem corte pelas laterais com muito cuidado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.