Conhecemos o Bar do Cofre, espaço subterrâneo escondido no Farol Santander
Com administração do premiado SubAstor, o novo balcão do centro tem data de estreia prometida para o dia 1º de fevereiro
Vem aí mais um endereço para a gente colocar na lista de “lugares para visitar no centro”. O Bar do Cofre, com previsão de abertura para o dia 1º de fevereiro, ocupará um espaço quase escondido no Farol Santander, em São Paulo.
Fica no subsolo do nosso “Empire State Building”, no ambiente onde antes funcionou o cofre do Banco do Estado de São Paulo. Para entrar, você deve chegar ao lobby do prédio, virar à direita e descer as escadas (ou o elevador). Eu fiz um tour exclusivo ali no último dia 15.
Uma porta gradeada antecede o salão principal, que conta ainda com duas portas redondas e beeem pesadonas, que dividem os ambientes. São 16 tolenadas de aço reforçado e concreto em cada uma delas! Tá bom pra você?
O espaço é administrado pelo premiado bar de drinques SubAstor, da Vila Madalena. Trata-se do primeiro estabelecimento do grupo Cia. Tradicional de Comércio (grupo dono também do Astor, do Pirajá, da Bráz, da Lanchonete da Cidade…) a chegar ao centrão.
Muitos dos coquetéis da nova casa vêm do Sub, mas há algumas pedidas exclusivas, como o drinque the hidden. Servido em um copo alto com gelo, é gaseificado e leva uísque, chá rooibos, vermute tinto e Campari.
Vamos voltar ao ambiente, que tem um clima meio Gotham City. Como parte do espaço é tombada, o escritório LAB Arquitetos não pôde fazer taaanta interferência. Alguns móveis restaurados, como cadeiras, armários e sofás antigos, são de propriedade do Santander.
Uma sala chama a atenção pelas paredes repletas de gavetas, onde eram guardados valores dos correntistas — são 1995 compartimentos no total e apenas uma deles está aberto para os curiosos observarem.
Tem ainda uma área com um sofazão, no entorno de umas mesinhas de apoio, que pode fazer sucesso entre os grandes grupos. “É o lugar mais sexy do bar”, disse Fabio la Pietra, o bartender do SubAstor, que está montando a equipe.
O Edifício Altino Arantes (nome original do Farol Santander) foi erguido em 1947 para abrigar a sede do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa. O projeto é do arquiteto Plínio Botelho do Amaral
O Santander virou dono do prédio em 2000, com a compra do banco. Em junho de 2015, a empresa fechou o lugar para iniciar uma reforma e transformar o espaço no Farol Santander, um novo centro cultural na capital que pouco a pouco ganha mais opções gastronômicas. O Café do Farol fica no mirante desde a reabertura do espaço.
O Bar do Cofre começa a operar para o público às 17h no dia 1º. No dia 31, uma festa de abertura será realizada para convidados.
BAR DO COFRE SUBASTOR
Onde: Rua João Brícola, 24, centro, tel. (11) 3101-1217, no Farol Santander
Quando: quinta a sábado das 17h à 1h (a partir de 1º de fevereiro)
Quanto: drinques por 34 reais. Entrada gratuita
Leia o texto publicado na revista VEJA SÃO PAULO no dia 18 de janeiro:
Um ano após sua reabertura, o Farol Santander (antigo Banespão) está prestes a ganhar um canto para beber e petiscar. É prometida para 1º de fevereiro a inauguração do Bar do Cofre, no subsolo, onde eram guardados valores do Banco do Estado de São Paulo. Dividido em três salas, com grades e mobiliário antigo do banco, o espaço é administrado pelo bar SubAstor. A carta terá coquetéis que são ou já foram servidos na casa da Vila Madalena, além de uma seção dedicada ao uísque, com misturas novas como a the hidden (uísque, chá rooibos, vermute tinto e Campari; R$ 34,00). O famoso picadinho do Astor será servido em versão míni (R$ 33,00).
Quer mais dicas? Siga minhas novidades no Instagram @sauloy.