Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Tuju sai de cena para dar lugar ao Tujuína

A nova casa tem uma pegada completamente diferente da antecessora

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 4 set 2020, 08h27 - Publicado em 4 set 2020, 06h00

Um dos melhores restaurantes da cidade, o Tuju sai de cena. No endereço moderninho da Vila Madalena que consagrou o paulistano Ivan Ralston, escolhido o chef revelação por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2015, surge no dia 17 de setembro o Tujuína.

A nova casa, do próprio Ralston, tem uma pegada completamente diferente, embora faça uma revisão de receitas do antecessor. “A proposta é mais casual, só com pratos à la carte e para dividir. A atração deve ser uma garoupa de uma produção ecológica montada por uma empresa norueguesa em Ilhabela (SP).

Seremos o primeiro restaurante a receber o peixe, que faremos inteiro e assado com uma técnica que aprendi no Japão”, adianta. “Vamos fritar as escamas e retorná-las à pele para finalizar na brasa.” Ele também explica que esse tipo de cultivo nada tem a ver com o salmão chileno, de escala internacional.

Mexilhões com mel de cacau, pimentões e coentro: opção do menu Ivan Ralston/Divulgação

Outra das receitas do mar são os mexilhões feitos com mel de cacau, pimentões coloridos e muito coentro picado grosseiramente. Claro que vocês vão me perguntar sobre o Tuju. E claro que perguntei ao chef. “Vamos mudar de lugar para retornar no segundo semestre de 2021 ou no primeiro de 2022”, antecipa ele. Embora mantenha mistério sobre o endereço, sabe-se que é em Pinheiros, na região do Instituto Tomie Ohtake.

“Queria fazer essa mudança com mais calma e a ideia era nunca ficar com o restaurante, que estava indo muito bem, fechado. O momento difícil precipitou tudo. Cinquenta por cento do público do Tuju é de turistas e da forma como estava não conseguiríamos sobreviver”, conta.

Salão: Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena, tel: 2691-5548.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

 

Continua após a publicidade
Publicidade