Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Rodolfo De Santis inaugura o Forno da Pino

Escolhido restaurateur do ano, o chef-empresário põe para funcionar seu último restaurante de 2019. É o quinto endereço que ele abre só neste ano

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 16 Dec 2019, 18h51 - Publicado em 16 Dec 2019, 18h50

O Forno da Pino vem aí. É o quinto endereço aberto em 2019 pelo chef italiano Rodolfo De Santis, escolhido o restaurateur do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER. Aliás, não por acaso. Chega depois do Giulietta Fogo & Cucina, Bodega La Barra, Peppino Cantina e Osteria Nonna Rosa.

Localizado na mesma Rua Jerônimo da Veiga, 75, no Itaim Bibi, onde funcionou a balada Piove e bem de frente ao Da Marino, é inaugurado na noite desta segunda (16) em evento para apenas 50 convidados. O salão aberto para a rua, que mimetiza uma pracinha, tem bancos na varanda e um balanço na calçada.

Especializado em panificação e produtos no forno a lenha, com proposta de uma cozinha mais leve, o Forno da Pino tem como uma das atrações do cardápio a pizza chamada de “schiacciata”, típica de Roma. Em vez de se parecer com a focaccia como a clássica pizza al taglio, de massa alta e vendida em fatias, a da nova forneira é fina feito um papel e tem massa de sêmola em vez de farinha de trigo. São apenas oito opções de cobertura, caso da dal contadino, composta de berinjela, tomate e mussarela (24 reais) e da dolce e forte (abobrinha, rúcula, uva e queijo de cabra; 28 reais).

Forno a lenha: coração da casa que fica em frente ao Da Marino Arnaldo Lorençato/Veja SP

O cardápio, bem reduzido, se complementa com seis massas, entre elas clássicas como pasta alla norma (38 reais) e lasanha à bolonhesa (48 reais). Traz ainda pedidas doces, digamos explosivas, uma vez que uma delas recebe o nome de bomba alla Nutella (24 reais). Fala-se aqui de uma massa de pizza assada como um minicalzone e recheada da pasta italiana de chocolate e avelã, ideal para quem quer enfiar o pé na jaca (de calorias).

Continua após a publicidade

O Forno da Pino começa a funcionar normalmente para o público nesta terça (17). Na fase inicial de soft opening, opera somente para o jantar, até 22 de dezembro. Em seguida, faz uma breve parada e retorna em 6 de janeiro, uma segunda-feira, quando recebe a clientela tanto nos dois horários, servindo só almoço aos domingos e fechando às segundas.

Madame Suzette: bistrô com culinária clássica francesa em 2020 Arnaldo Lorençato/Veja SP

Embora prometa desacelerar em 2020, De Santis já tem um novo projeto em andamento. É o bistrô Madame Suzette, cujas obras pude visitar dias atrás. A proposta é oferecer uma culinária francesa mais elaborada que faz lembrar casas como o Ici Bristrô. “Deve estar pronto para operar logo depois do Carnaval”, adianta. Ou seja, a partir de março de 2020. O Madame Suzette fica na mesma Rua Jerônimo da Veiga, só que no número 131, onde, no piso superior, fica a Marilia Razuk Galeria de Arte.

A conferir.

Forno da Pino
Rua Jerônimo da Veiga, 75, Itaim Bibi, tel. 3368-6863.
19h à 0h (fecha domingo e segunda).

Conheça o cardápio do Forno da Pino:

Continua após a publicidade
Divulgação/Divulgação

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade