Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Paola Carosella não poupa amador do MasterChef neste domingo (9)

Jurada linha dura cria clima tenso ao repreender participante e lembra que não foram pegar nenhum dos competidores em casa

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h12 - Publicado em 9 jun 2019, 12h17

Uma das eliminações mais emocionantes das 10 temporadas de MasterChef Brasil – seis delas de amadores como a atual – teve lugar na semana passada com uma choradeira ainda maior de Haila do que a do próprio eliminado, o garoto Helton. Mas esse é um assunto antigo, que detalho melhor no fim do post.

Vamos ao que rola nesta semana. Será um episódio elétrico, com direito a muita bronca e até bate-boca com os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio). Na prova inicial deste domingo (9), uma caixa misteriosa promete assustar e incomodar os competidores. Os nove remanescentes terão de cozinhar com frutos do mar da costa brasileira, mais especificamente o trio de cavaquinha, sururu e o siri mole.

Trio de juízes com Ana Paula Padrão: noite de farpas com os competidores (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Esses devem ser os protagonistas do prato e terão como coadjuvantes tucupi, pupunha, feijão-verde, coco, banana-da-terra, capim-limão, taioba, azedinha, jiló, caju, tomate verde, mamão verde, mandioca, tapioca, castanha baru, limão-cravo… Como resultado, as receitas devem mostrar o melhor da culinária litorânea nacional.

Sua comida está com gosto de gelo que fica preso na geladeira

Continua após a publicidade

Um festival de lágrimas temperará a disputa. Sensibilizada com a saída daquele que classificou como fiel escudeiro, Haila vai chorar baldes de tristeza pela ausência do menino Helton. Fica difícil saber até se ela conseguirá cozinhar direito.

Surpresa inicial: mais uma caixa misteriosa (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Embora dispare petardos com absoluta doçura, Paola Carosella será implacável com a participante: “Você está aqui? Haila, fica aqui com a gente. Fica com a cabeça e com a intenção. A gente não foi te pegar em casa, você que veio.”

Aliás, o trio de avaliadores está cada vez mais afiado. Ao longo do programa se ouvirão comentários como “Sua comida está tão forte que dá até para pescar tubarão”, “Seu prato não é nada”, “Por que você não fez uma caipirinha, poderia ter sido melhor?”, “Sua comida está com gosto de gelo que fica preso na geladeira”…

Continua após a publicidade
Haila na primeira prova da noite: choro sentido (Band/Reprodução/Divulgação)

Farpas vão voar em todas as direções. Há até uma discussão sobre polvilho de mandioca entre um dos jurados e Lorena. A representante do Piauí questiona o nome tapioca dado em algumas partes do país. “Desde que nasci eu conheci como beiju, então se fui eu que cozinhei, eu chamo de beiju”.

Como dificuldade em pequenas doses virou bobagem nesta temporada do MasterChef, a produção pega pesado na eliminatória. De olho no calendário, será obrigatório reproduzir um banquete romântico preparado por Erick Jacquin. Afinal, a vem aí o Dia dos Namorados.

Eduardo R.: apontado como um favoritos de Helton em entrevista a Ana Paula Padrão durante o MasterChef Para Tudo (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

O que é amor para muitos será o passaporte de partida de um dos participantes. A proposta é fazer um salmão grelhado ao molho holandês com aspargos e batata torneada no vapor e uma génoise com nougatine – apesar do nome indecifrável para quem não sabe francês, é uma espécie de pão de ló com torrone de amêndoas e creme inglês na companhia de frutas vermelhas marinadas no espumante moscatel. A aparência é de um naked cake, o tal bolo peladão que está na moda.

Mas nem a aula dada por Jacquin será suficiente para tranquilizar aqueles que disputam uma vaga para permanecer no programa. Sobrará desespero na cozinha-estúdio, com muita gente perdida. São muitos detalhes para se prestar atenção, com técnicas e mais técnicas. E, claro, o relógio conspirando contra os competidores. Ana Paula Padrão, a moça do tempo, que o diga.

Primeira prova concluída: escolha do melhor prato de frutos do mar (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na apresentação dos resultados, há quem vá querer ocultar dos jurados alguns tropeços. Não vai adiantar. As avaliações serão contundentes e deixarão muita gente de cabelo em pé. Um susto daqueles.

Continua após a publicidade

Só então se saberá o autor do pior jantar romântico da noite. Esse personagem é quem se juntará a Helton, o eliminado anterior.

Helton: jovem talento em despedida precoce (Carlos Reinis/Band)

Achei uma surpresa a saída de Helton, de apenas 19 anos, o mais jovem entre os participantes. Se por um lado ele se mostrava criativo, faltou repertório — desconhecia clássicos. E por mais que Fernando tenha parecido cruel ao escolher a vichyssoise para ele fazer, essa era uma sopa fácil e versátil, já que podia ser servida fria, a maneira mais tradicional, ou também quente.

Resultado: ficou no paredão com a amiga Haila, o duplo “aga” da eliminação. Antes de acompanhá-lo até a porta, a colega chorou muito. “Ele é como meu irmão mais novo e eu faria tudo pelos meus irmãos”. A moça inda arrumou um jeito de se culpar “tirei o avental dele”. Em seguida, desceu do mezanino correndo depois de passar mal e vomitou.

Continua após a publicidade

Certamente, Helton é um menino topetudo no sentido literal e figurado. Incomodou muitos tuiteiros, que se irritavam com sua postura e também com a excessiva franqueza. Mas é um rapaz inegavelmente talentoso. Seria bom tê-lo visto mais perto da final.

(Divulgação/Veja SP)

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.