Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Os últimos dias do Lilu, restaurante do chef André Mifano

A ótima casa de Pinheiros entrega refeições em domicílio somente até o fim do mês

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h15 - Publicado em 3 out 2020, 12h25

Certamente os fãs do Lilu vão levar um choque. O ótimo restaurante de cozinha autoral, comandado pelo chef André Mifano, está com dias contados. Funciona, e somente em sistema de delivery, até o fim deste mês de outubro, mais precisamente no dia 30, uma sexta.

A casa comprida e de cozinha aberta onde era possível ver o chef e sua equipe trabalhar, bem como os imóveis vizinhos, foram comprados e virão abaixo para dar lugar a um prédio. “Liguei para o proprietário para garantir que a renovação do aluguel e ele me ofereceu a prioridade de compra por um preço absurdo. Foi assim que fiquei sabendo do fim do Lilu”, conta André.

Mifano: apresentador na CNN (Kelly Queiroz/Divulgação)

Embora não seja exatamente uma notícia positiva, o fechamento levou Mifano a uma reflexão: ele não vai abandonar a gastronomia. Voltará com outro restaurante. O chef, que está a procura de um ponto, acaba de voltar à TV. Ele, que já participou de programas de culinária no canal pago GNT como The Taste Brasil, pode ser visto na CNN. Na rede noticiosa, faz as apresentações e comentários de Parts Unknown, programa conduzido pela estrela Anthony Bourdain (1956-2018) entre 2013 e 2018 e exibido em território nacional todo domingo, às 18h30.

Waffle de baunilha: com frango marinado no molho picante, empanado na farinha panko e frito (Clayton Vieira/Veja SP)

Mifano confirma que a marca Lilu não vai desaparecer. Digamos que será temporariamente descontinuada. A seguir, o cozinheiro conta como será seu novo projeto:

Por que o Lilu não volta em outro endereço?
Se não fosse o problema com o imóvel, a gente reabriria normalmente. Conseguimos passar o período mais sombrio da pandemia com uma certa tranquilidade. Não pegamos empréstimos, não mandamos funcionários embora. Eles estão trabalhando e com os salários integrais. Claro, não recebem a mesma quantia que recebiam antes, porque uma parte vem do serviço. Enfim, nossas contas estão dia.

Continua após a publicidade

O Lilu não volta agora por não ter dado certo de alguma forma?
O Lilu foi um sonho utópico desses de restaurantes de Nova York e Londres, onde se vai e se compartilha a comida, prova diferentes porções. Tinha uma paleta muito pequena de possibilidades para trabalhar. Era obrigado a tomar muito cuidado com os custos para ter lucro. Quero voltar a trabalhar com liberdade.

Tem de ser um restaurante ‘pandemia friendly’

André Mifano, chef de cozinha

Como será o novo restaurante?
Ainda não temos o nome. Gostaria de um nome com quatro letras, também gostaria que fosse um nome feminino. Será mulher. Sei que quero um lugar menor, com outro tipo pegada. Terá de 25 a 30 lugares, no máximo. Vou fazer o que sei fazer muito bem: um restaurante de matriz italiana. Evolui como pessoa e como cozinheiro nesse período. Terei um executivo no almoço e à la carte mais menu degustação no jantar. Estou pensando em uma leitura para o futuro. Tem de ser pandemia friendly, mantendo o distanciamento das mesas. Agora, a cozinha não será aberta. Oferecerei o menu degustação em uma salinha com uma única mesa para um grupo de até seis pessoas como pede o protocolo atual, para gente que já conhece, que convive entre si. Depois que isso passar, vão virar oito pessoas no máximo

Onde será a casa italiana?
Desta vez, vou para os Jardins. Ainda não achei um ponto interessante. Me ofereceram a casa onde ficava o Pettirosso, que é o pior ponto do mundo. Falei para o meu sócio: ‘sai fora’. Quero encontrar um lugar em que possa usar a infraestrutura, mas mudar completamente a cara para ter a nossa personalidade. Precisarei fazer uma reforma grande.

Lilu
Retiradas: Rua Francisco Leitão, 269, Pinheiros, tel. 99746-0269. Delivery: iFood.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.